terça-feira, 21 de outubro de 2008

WEB, MAIS DO QUE COMPUTADORES, É UMA REDE QUE CONECTA PESSOAS


"NÃO PODEMOS VER A WEB APENAS COMO UMA REDE QUE INTERLIGA COMPUTADORES, MAS UMA REDE QUE CONECTA PESSOAS"

Sou um entusiasta no uso de tecnologias em educação, mas não podemos pensar em tecnologias isoladamente sem associá-las a uma nova forma de cultura e comunicação.
A informação hoje é compartilhada por milhares de pessoas... quando coloco um texto na internet, simultaneamente, milhares de outras pessoas estão se reescrevendo a partir de fragmentos de ideias semelhantes, e vão criando seus próprios conteúdos, editando suas próprias imagens e influindo na formação de novas opiniões, produzindo, em termos culturais, um efeito cascata sem precedentes.
Como nós, professores, devemos interagir com estas tecnologias? Estamos preparados para ensinar nestes novos tempos? O que precisaremos aprender? O que iremos ensinar?
De uma coisa eu tenho certeza, o papel da escola e dos professores sempre serão estratégicos para balizar, de forma crítica, este processo de integração baseado nas inovações tecnológicas, tanto quanto para apoiar processos educativos voltados para questões que necessitem soluções urgentes como os problemas ambientais e sociais que a humanidade atravessa.

2 comentários:

Beth Vitória disse...

É isso aí!

esteblogminharua disse...

BOm dia, amigo Fernandão.
Passei para deixar meu abraço fraterno dessa Belém meio chuva meio Sol.
No dia 13 meu blog fará 2 anos e estou promovendo um sorteio entre as postagens feitas até esse dia. Espero vc por lá.
Paraônicamente,
Franz