sexta-feira, 21 de maio de 2010

SÓ OS POLÍTICOS MERECEM MONUMENTOS ?


           Na avenida principal da cultura popular brasileira foram erguidos vários monumentos sobre a obra imortal de Alcyr Pires Vermelho. Cantores consagrados como Gal Costa, João Gilberto, Elba Ramalho, Geraldo Azevedo, Zé Ramalho, Caetano Veloso; Nana Caymmi, Elba Ramalho; Elis Regina, Moacyr Franco, Tayguara, Alcione, Altemar Dutra, Maysa, Ney Matogrosso e tantos outros garimparam suas preciosidades enterradas no tempo, atraídos pelo brilho e pelas forças arrebatadoras de uma beleza, genialidade e criatividade sem paralelos na música popular brasileira.
           Isto sem falar do sucesso que fazia na época da gloriosa da Rádio Nacional com cantores como Cauby Peixoto, Angela Maria, Nelson Gonçalves, Chico Alves e tantos outros, além de ter ganhado o mundo na voz de Carmen Miranda com sucessos inesquecíveis como "Paris", "A Vizinha das Vantagens" e "Tic-tac do Meu Coração"
           O pessoal do meio artístico considerava Alcyr um “apadrinhado dos deuses”. Para Lamartine Babo ele era insuperável na arte de criar melodias; segundo oo gênio Heitor Villa-Lobos: “um descobridor de melodias”; Adelzon Alves, comunicador e pesquisador musical: “cada música de Alcyr é um estado de graça, cada ritmo uma idéia melódica, uma inspiração, um contato direto com Deus, que cria tudo e nada repete; Ugo Marota, músico e arranjador: “...a música do Alcyr é brasileira em origem, por esse alcance e significado, é universal, é uma música que pode ser ouvida e apreciada em qualquer parte do mundo, por qualquer pessoa”.
           E nós, aqui em nossa provinciana Muriaé, nada temos a dizer sobre Alcyr Pires Vermelho, é inacreditável o grau de desconhecimento do povo de nossa terra a respeito de sua obra e de sua importância no cenário da música popular brasileira.
           Também pudera... nada aqui lembra seu nome... nenhuma praça central, avenida principal, monumento, viaduto, parque de exposições, escola, bairro ou rodoviária...nada! ou melhor...quase nada, pois existe uma rua secundária no bairro BNH com seu nome. Mas convenhamos... é pouco...muito pouco mesmo.
           Talvez, se tivesse sido um político já teria recebido uma merecida homenagem e, pela magnitude de sua importância, certamente até o céu muriaeense já teria seu nome Mas como foi apenas o criador de “Alma dos Violinos”, “Esmagando Rosas”, “Bronzes e Cristais”, “Sandálias de Prata”, “O Meu Rio é Assim” e outras quase setecentas composições, não mereceu até hoje, nenhuma homenagem que extrapolasse o pouco ou o quase nada.
           Não que Alcyr precisasse desse tipo de homenagem, mas, por uma questão de reconhecimento e justiça, para que as pessoas comuns de nossa terra tivessem o privilégio de conhecê-lo e pudessem partilhar do orgulho de serem conterrâneos desse gênio criador, um muriaeense que nunca esqueceu sua terra e que sempre nos prestigiou com sua presença.

CONHEÇA AQUI OS GRANDES SUCESSOS DO MURIAEENSE ALCYR PIRES VERMELHO



ARY BARROSO E ALCYR PIRES VERMELHO

Um comentário:

União Brasileira de Compositores disse...

Excelente artigo ! Alcyr Pires Vermelho teve um papel importantíssimo na história da música brasileira tendo participado ativamente da luta pela defesa do direito de autor. Em 1942 fundou a União Brasileira de Compositores (UBC) junto com outros companheiros, entre eles Ary Barroso, Braguinha, Ataulpho alves, Lamartine Babo, entre outros. A UBC possui em seu acervo de obras de arte uma caricatura retratando este compositor feita pelo artista Lan.