quinta-feira, 24 de maio de 2012

O SENTIDO E O SIGNIFICADO DA PALAVRA “EDUCAÇÃO”


          O professor Huberto Rohden representou graficamente a educação integral por três círculos parcialmente sobrepostos e parcialmente independentes, deixando no centro uma área comum a todos os círculos, um triângulo formando uma área acromática, que segundo a física, a luz incolor é a síntese de todas as cores.
    A luz do centro afeta todos os círculos periféricos, e a verdadeira educação só pode partir do centro, do Eu, porque só esta luz incolor pode atingir, ao mesmo tempo, o corpo, a mente e as emoções.
    Só assim podemos compreender verdadeiramente o sentido e o significado da palavra educação, cuja origem etimológica é eduzir (conduzir de dentro para fora), por isso autoeducação, partindo do centro da natureza humana, cuja função do professor deve ser apenas mostrar o melhor caminho, e, para fazer isto bem, deve, antes de tudo, se autoconhecer, coisa impossível na pedagogia parcial erótica/"pederastica" proposta pelo Sr. Paulo Ghiraldelli Jr. (Não deixem de clicar), já que ela atinge apenas dois destes círculos periféricos, o corpo e a mente (vermelho e verde).
                                                                            "Educação do Homem Integral" - Huberto Rohden

Nenhum comentário: