terça-feira, 21 de julho de 2015

ERRO MÉDICO E IMPERÍCIA MÉDICA




                   Esta semana comprei uma câmera para capacete no Mercado Livre, e ela estava com defeito, tentei vários contatos e como o vendedor não respondia, avalei mal e fiz uma denúncia no Reclame Aqui, aí sim, ele me respondeu, dizendo que trocaria a câmera, e que aquela denúncia iria prejudicar suas vendas.
            Se no comercio já é grave, imaginem, por exemplo, destruir a reputação de um médico dedicado e sujeito a circunstâncias que não dependem de suas ações ou decisões. 
             Fiquei pensando em uma matéria que li no mês passado sobre os erros médicos confessados pelo famoso neurocirurgião *Dr. Henry Marsh, que, em seu livro de memórias relatou, com uma sinceridade incomum, os erros fatais que cometeu em sua brilhante carreira, exposição que só mesmo quem conhece profundamente o que faz, tem coragem e humildade para revelar.  
            Na reportagem cita a frase do médico francês René Leriche: "Todo cirurgião carrega dentro de si um pequeno cemitério ao qual comparece, de tempos em tempos, para fazer uma oração".
              Esta semana tive contato com uma pessoa próxima, enfermeira, porém, contaminada por uma doença que foge ao alcance de qualquer competência médica, e, na minha frente, olhando nos meus olhos, usando premissas verdadeiras, circunstâncias e fatos médicos vividos por mim, mas com  conclusões que não faziam parte dos meus objetivos, achava que eu deveria processar o médico.
           Numa assombrosa e devastadora capacidade de *envenenar, rebatia meus argumentos quando eu dizia que as circunstâncias não dependem de nós, que não temos nenhum controle sobre elas, ainda mais que dois familiares desse médico trabalharam comigo na escola, e que sua formatura custou muito para seus pais, mas era como se eu estivesse falando com a personagem Filó, da comediante Gorete Milagres... tinha a sensação que ela me dizia: Ô coitado!". Logo eu, um seguidor contumaz do método cartesiano, ser taxado de crédulo.
             Existe uma diferença fundamental entre "erro médico" e "imperícia médica", no meu caso foi imperícia mesmo, fez um procedimento em mim para o qual não estava preparado, merecia sim um processo, mas sei que várias outras pessoas já o processaram, minha OMISSÃO ficou por conta da  antiga amizade com seus familiares.
          

*Henry Marsh  livro de memória Revista Veja,10 de junho, página 98
Acervo digital  da Revista Veja - Clique no ano 2015, depois edição 2429, 10 de junho, digite a página 98  e dê enter
*

Nenhum comentário: