sexta-feira, 29 de julho de 2016

A BOBAGEM HISTÓRICA RECORRENTE

RASCUNHO ONLINE

“QUEREMOS UM GOVERNO AUTORITÁRIO PARA POR ORDEM NA CASA"         

           Ontem um amigo querido mandou-me um discurso do General Paulo Chagas, apontando o viés autoritário como a única saída para a atual crise moral/econômica/política do país, a esquerda bateu tanto nesta tecla que as pessoas menos informadas (não é o caso do meu amigo) acham que todo liberal é a favor do autoritarismo, quando pela própria origem etimológica da palavra, LIBERDADE, em todos os seus desdobramentos, é a característica principal de todos que pensam como eu.
              Não sou nenhum "estulto" ou beócio, predador da natureza ou dos direitos humanos” (link de Leonardo Boff), mas minha autonomia de pensamento me leva ao pensamento do apóstolo Paulo, em Tess 5 11: "Examinai tudo: abraçai o que é bom", e um artigo que escrevi aqui no blog define bem meu pensamento político, além de ser um humanista, respeito a diversidade, sou a favor da pluralidade democrática, do Estado de direito, independência de pensamento e da contradição, enfim, da liberdade em todas as suas vertentes, e defender esse tipo de solução significa um retrocesso, não pontualmente à nossa política atual, mas uma regressão em relação a todos os avanços e conquistas do pensamento humano.  
      Por causa deste discurso lembrei de duas personagens recentes da História contemporânea, o General Abdul Fatah Khalil Al-Sisi que está no comando do regime militar Egípcio, após um golpe de Estado devido sua oposição ao presidente, eleito democraticamente, Mohamed Morsi, do grupo fundamentalista religioso Irmandade Muçulmana, que pretendia implantar um regime teocrático no Egito. 
      Dentro dessa mesma linha autoritária de raciocínio, recordei também no presidente islamita-conservador turco Tayyip Erdogan, que promoveu na semana passada um contragolpe (também um golpe na democracia) porque boa parte dos militares de seu país queriam exatamente o contrário do ditador egípcio, um golpe de Estado para que a Turquia continuasse sendo um Estado Laico.
     Na cabeça dos autoritários o sonho é criar um paraíso na terra pela força, e seus adeptos os tratam como semideuses, um exemplo claro é Che Guevara, todos com a mesma pretensão (Não deixe de clicar no link), como se estivessem acima do bem e do mal. 
      Um argumento recorrente aqui em nosso país é “todos os militares saíram do governo pobres”, "não roubaram", a maioria defende pena de morte, e assim por diante, como todos os autoritários, a motivação pode ser diferente, mas as “soluções” sempre são idênticas.

EM TEMPO: Não consigo entender o pensamento estático, que não muda nem diante da dinâmica dos fatos, acho burra a defesa incondicional de qualquer ideia que nega evidencias. Acho esta história de "petralha" e "coxinha", assim como todo o nosso atual sistema político "UM PORRE" (clique no link e confira)

Nenhum comentário: