terça-feira, 25 de dezembro de 2018

NATAL, DIA DE AMAR OS MAIS PRÓXIMOS.

RASCUNHO ONLINE





          Como amar o desconhecido se só consigo gostar integralmente daquilo que conheço e entendo? Para Sócrates, só voltando-se para seu interior o homem chega à sabedoria e se realiza como pessoa
          Daí a necessidade de saber mais sobre mim, só através do autoconhecimento, das minhas necessidades mais profundas, defeitos e qualidades, como numa imagem refletida, poderei conhecer e entender mais meus semelhantes, e praticar o dificílimo amor cristão: “amar meu próximo como a mim mesmo” Mateus 22:39.
         Contraditoriamente, no natal relaxo meu esforço cotidiano na busca do próximo e, como não tenho o conhecimento necessário sobre mim, faço um arremedo do verdadeiro amor cristão, já que nessa data amo muito mais os "meus mais próximos", da forma mais "egoísta" possível, "como a mim mesmo".
         Talvez amanhã, quem sabe, continue lutar intimamente exatamente contra esse terrível mal que nos divide tanto... o EGOÍSMO

Nenhum comentário: