quarta-feira, 11 de agosto de 2010

POR QUE A ALEGRIA É NECESSARIA?

RASCUNHO ONLINE

“Quando a médica se viu cara a cara com o palhaço em pleno corredor do hospital, ela disse: ‘UTI não é lugar de palhaço’. A resposta veio de imediato: ‘Nem de criança", afirmou Michael Christensen fundador do projeto com palhaços em hospitais em 1986 na cidade de Nova York, EUA. ”



"FEIJÃO AMIGO" - UMA DE NOSSAS ATIVIDADES EXTRA CLASSE NO BAIRRO AEROPORTO

            A vida não é cor de rosa e todos os dias somos atropelados por sofrimentos que nos acompanham desde que o mundo é mundo. Esta constatação, por força da própria natureza humana, nos impele para baixo como se fosse uma força gravitacional impedindo qualquer “elevação” que não esteja demarcada pelas imutáveis leis da física ou homologada pela dura realidade em que vivemos.
            Isso é fácil observar, principalmente, em uma escola de periferia como a do Aeroporto, aqui em Muriaé, onde as limitações, minhas e de meus alunos, interferem de forma acentuada nos resultados dos trabalhos que realizamos.
            As fraquezas e as restrições, inerentes a todos, em qualquer área, é que me faz enxergar com algum otimismo que as deficiências são como aquela corcunda da personagem de Juca de Oliveira, o João Gibão (Novela Saramandaia, anos 70, na rede Globo) cujo defeito físico, na verdade, escondia era um par de asas que lhe permitiu desfazer-se das amarras que o prendia ao chão.
            Comungo das idéias de liberdade do educador Alexander Neill, que a educação deva trabalhar basicamente com a dimensão emocional do aluno para que a sensibilidade possa ultrapassar sempre a racionalidade. Sua teoria pedagógica baseava-se na "bondade inata do homem", do filósofo iluminista Jean-Jacques Rousseau (último parágrafo do perfil biográfico Wikipedia), e ter sucesso para ele é ser capaz de trabalhar com alegria e viver positivamente. É célebre sua afirmação: "Gostaria antes de ver a escola produzir um varredor de ruas feliz do que um erudito neurótico".
            A alegria e o otimismo, mais do que posturas pessoais diante da vida, sào ferramentas indispensáveis e fundamentais na descoberta de novos caminhos para modificar paradigmas pedagógicos ultrapassados que possibilitem encontrar o verdadeiro sentido de “eduzir”, origem etimológica da palavra educar.
            Tudo tem uma razão de ser, por isso é necessário examinar atentamente nossas deficiências, assim, quem sabe, em vez de buscar "perfeições", poderíamos encontrar em nossas "corcundas" as asas que necessitamos para voar rumo a uma educação que forme um “homem integral”, o novo homem, o além do homem, levando em conta, além do intelecto e do corpo, também a alma e as e as suas emoções.
            Para que a ficção não fique muito distante da realidade, não custa observar o voo dos ícaros da “Terapia da Alegria”, estudantes de medicina que perceberam que a medicina também não era cor de rosa, e que muitos médicos, assim como muitos professores, que só se preocupam com conteúdos, tratavam as doenças e não seus pacientes como seres humanos, por isso resolveram colorir. Transformaram o jaleco branco em um casaco multicolorido, colocaram um nariz vermelho e, assim, resolveram tratar o que os médicos esqueciam... as pessoas.
            Da mesma forma que em medicina só nariz vermelho não cura doenças, o conteúdo é fundamental ao professor, não se pode deixar de lado a formação de um ser humano pleno, que aprenda voar a alma e realizar sonhos... que saiba ser feliz!
Mais um pouco sobre EMOÇÃO & RAZÃO


Ontem, para passar no telão, na comemoração do “Dia do Estudante”, gravei o poema da minha querida Professora Elisete, feito para a data, mas como não tenho a menor habilidade para isso, deixo aqui e as palavras da amiga, desejando a todos, alunos e professores, muitas alegrias, afinal, professor está sempre aprendendo... hoje também é nosso dia.

ESTUDANTE PROJOVEM

PROJOVEM, uma etapa digna de registro.
Um projeto repleto de desafios.
Onde a energia, o empenho e o arrojo,
serão as armas críticas na luta pela sua vitória.

Amado estudante,
TUDO É PARA VOCÊ,
proponha objetivos,
valorize sua massa cinzenta.
Pense.
Pense de forma inovadora, diferente, criativa.

ESTUDANTE PROJOVEM
Posicione-se neste caminho,
sua atitude será premiada.
Seu troféu será: SABER, TER E VENCER!

Vibre! Lute! Persevere! Questione! Vença!
Seja um cuidador de idoso ou,
responsável pelos pequenos e grandes reparos da casa, *
E da sua vida.
Seja um estudante PROJOVEM FELIZ

* No PROJOVEM temos o curso de capacitação profissional de “Cuidador de Idosos” e” Construção e Pequenos Reparos”



Um comentário:

Ivanilda Milfont disse...

Prezado Fernando:

Parabéns pelo blog...
pelo evento...
e por suas postagens!!!
Muito legal observá-las, consegui me sentir no evento!

Quando tiver um tempinho, visite meu blog A Arte de Mediar a Aprendizagem: http://coordenacaopedagogica-ivanilda.blogspot.com/
Deixe comentários, recados e sugestões, sua opinião é muito importante para que possamos melhorar sempre!

Beijinhos de Luz de sua mais nova seguidora,
@ivanildamilfont