sexta-feira, 3 de abril de 2020

TDA, TDAH, DISLEXIA E AS INTELIGÊNCIAS MÚLTIPLAS


Gaveta virtual, guardando meus rascunhos online



O CONSULTOR EDUCACIONAL  KEN ROBINSON ER A COREÓGRAVA  GILLIAN LYNNE

OS LINKS SÃO DIDÁTICOS

        Em 2011 fiz um post no Bloguetando falando da minha mania de intrometer em outras profissões, hoje resolvi arriscar na atividade psicólógica, e estou pronto para receber as *críticas de quem é do ramo sobre este meu autodiagnóstico leigo.
   Uma simples informação abriu um leque de entendimentos para compreender esse meu olhar
triste da foto, e pelas dificuldades que eu tinha, com estas novas informações cheguei a conclusão que que meus problemas estavam relacionados a um desses três distúrbios ligados a dificuldade de aprendizado e ao déficit de atenção: TDAH, TDA ou DISLEXIA .
     Depois conheci a história da coreógrafa inglesa, Gillian Lynne, que produziu “Cats”, “Fantasma da Ópera” e outros grandes sucessos e abrandei minha preocupação, com dificuldade para aprender (TDAH),“não conseguia se concentrar e que vivia viajando” (vídeo), outro médico poderia ter lhe receitado apenas remédios e certamente ela nunca teria sido o que é.
      Junto com estas informações, aprendi também sobre “inteligências múltiplas”, e duas delas foram fundamentais em minha profissão quando percebi minhas habilidades ligadas ao QE (Quociente Emocional), autoconhecimento e a capacidade de entender o outro, de se colocar em seu lugar (empatia) e o QS (Quociente espiritual), que leva o ser humano a criar situações novas,  perceber a necessidade de mudar de rumo quando preciso e mostrar problemas existenciais intuindo e apontando os meios de resolvê-los.
      Com a descoberta dessas recém habilidades, pude entender todos aqueles alunos que passaram por minhas salas de aula, e que assim como eu, também tinham sérias dificuldades de aprendizagem, mas que quando adultos, se davam muito bem na vida pessoal e em seus relacionamentos profissionais.
     Sempre me esforcei muito e dar o meu melhor em minha profissão porque achava que não estava à altura para exercer uma atividade social tão importante como a de ser professor, mas com humildade, esforço e dedicação, meus esforços produziram frutos (
aqui e aqui), e dividiram minha carreira no magistério em “antes” e “depois”.
E se eu, com todas as minhas dificuldades, e limitações, sem fazer qualquer tratamento, consegui esse reconhecimento, a conclusão óbvia é que se eu pude me realizar plenamente em minha profissão, a conclusão então é que qualquer um também pode, seja qual for a profissão que escolher.


* Gostaria muito de todo tipo de informação profissional

Nenhum comentário: