sábado, 11 de agosto de 2018

"LIBERALISMO ETIMOLÓGICO"


RASCUNHO ONLINE

 JOHN LOCKE e ADAM SMITH 

Não deixe de clicar nos links
          Meu filho, um bem-intencionado cidadão de esquerda, acha graça quando digo que sou liberal apenas no sentido etimológico da palavra, e acrescenta... “em política meu pai tem postura de direita, mas em seu dia-a-dia, nas ideias e nas relações pessoais, é de esquerda”, equivocadamente diz isso como se humanismo tivesse lado.
          Sempre evito o pedantismo de levar a sala de aula para o botequim, mas aqui no blog posso fazer essa exceção. Quando falo no meu “liberalismo etimológico”, quero apenas reafirmar minha crença na LIBERDADE, e como não acredito mais em esquerda/direita, reafirmo sempre minha posição em relação aos “liberalismos”econômico e político.
           O meu “liberalismo etimológico”, está associado ao liberalismo filosófico/político de John Locke, que surgiu na Idade Moderna contra o absolutismo, incompatível com qualquer forma de totalitarismo... liberdade de pensar e agir de acordo com o livre arbítrio, liberdade política, religiosa, ideológica, de pensamento, de igualdade, e a favor do estado democrático de direito.
              Não devemos nos prender à ideologias, muito menos ficar endeusando "salvadores da pátria", em todas as áreas, privadas ou estatais, probidade e gestão eficiente são condições "sine qua non", todo o resto é chover no molhado, blá blá blá de políticos querendo o poder, o que determina  esses pré requisitos é a história e a experiência do candidato a administrador.
         

Nenhum comentário: