sábado, 7 de junho de 2014

CENTRALIZAÇÃO OU AUTONOMIA PEDAGÓGICA

RASCUNHO ONLINE


SENADOR CRISTOVAM BUARQUE E O FILÓSOFO ARMINDO MOREIRA: 
CENTRALIZAÇÃO DE CURRÍCULO

NÃO DEIXE DE CLICAR NOS LINKS

          Comecei entender, de fato, a razão e o sentido do curso de Administração de Empresas, quando minha filha, no final do Ensino Fundamental, optou por cursar a Escola Técnica de Formação Gerencial, do SEBRAE-MG, e seu desdobramento quando cursou Administração, na UFF. Por me interessar muito pelos seus estudos, percebi que o nome “Administração e Empresas” não pode limitar apenas a área de conhecimento que este curso abrange, mas deve ser estendido para o plano pessoal ou para qualquer área da atividade humana.
          Talvez por ter genro e filha tão bem sucedidos profissionalmente como administradores em duas estatais (Petrobrás e Caixa Econômica Federal), comecei pensar a educação com palavras como "padronização", "controle", "avaliação de desempenho", “meritocracia”, etc., mas só percebi mesmo que a idéia era excelente quando meus pares, professores, nos grupos que frequentava, criticaram veementemente minha posição dizendo que escola não é fábrica, muito menos comércio.
        Somos carentes de boas idéias... de renovação, e as idéias são medidas pelas reações que provocam... se não tem valor, são ignoradas e passam despercebidas. Se provocam reações, então precisam ser esmiuçadas e debatidas exaustivamente, de preferência por uma quantidade maior de pessoas, por isso estou sempre voltando, apesar de inutilmente, com esse assunto aqui no blog.
          Nos link acima, de 2009, já falava sobre a federalização do ensino preconizada pelo Senador Cristovam Buarque: “Você já reparou que uma agência do Banco do Brasil é igualzinha em qualquer lugar que você for? O funcionário do Banco do Brasil ganha o mesmo salário, não importa a cidade rica ou pobre onde ele trabalha e o método de trabalho é o mesmo de norte a sul do país... Por que isso não acontece na educação?". Aquela boa idéia de renovação agora virou convicção e solidificou depois que conheci o filósofo Armindo Moreira, não que tenha que concordar com tudo que alguém possa dizer, mas não deixa de ser um bom parâmetro para exercer contraditório e aproximar um pouco mais dos fatos ( não deixe de clicar nos links)



Nenhum comentário: