sexta-feira, 6 de dezembro de 2013

A GRANDE LIÇÃO DE NELSON MANDELA


"O homem é o senhor do seu destino e capitão (comandante) de sua alma"






*INVICTUS (William Ernest Henley) 
Dentro da noite que me rodeia
Negra como um poço de lado a lado
Agradeço aos deuses que existem
por minha alma indomável
Sob as garras cruéis das circunstâncias
eu não tremo e nem me desespero
Sob os duros golpes do acaso
Minha cabeça sangra, mas continua erguida
Mais além deste lugar de lágrimas e ira,
Jazem os horrores da sombra.
Mas a ameaça dos anos,
Me encontra e me encontrará, sem medo.
Não importa quão estreito o portão
Quão repleta de castigo a sentença,
Eu sou o senhor de meu destino
Eu sou o capitão de minha alma

* Por causa do comentário abaixo, mudei a tradução do poema

           Eleito o primeiro presidente negro da história da África do Sul onde, por décadas, a maioria negra não tinha quaisquer direitos políticos, sociais e econômicos. Por conta disso havia uma enorme tensão com os negros querendo ocupar seu espaço e, para muitos deles havia chegado a hora da vingança, os brancos, a elite econômica e cultural, temia pelo pior.
          O filme “INVICTUS” fala da conciliação sul-africana após apartheid liderada por Nelson Mandela, também é título do poema de poeta inglês cuja frase em negrito Mandela sempre citava para si durante todos aqueles anos de cativeiro.
A direção do filme é de Clint Eastwood e estrelado por Morgan Freeman e Matt Damon.








2 comentários:

Anônimo disse...

De quem é essa tradução?

https://http//bloguetando.blogspot.com disse...

Caro leitor anônimo,
Você está certo, apesar de não falar inglês, por outras traduções que já vi na internet, esta não é uma das melhores, como sou fã de longa data do poema Invictus, de William Ernest Henley, não me deixo prender pela forma, e para não parecer jogo de palavras, acrescentei lá em cima no post parte do filme "Invictus", direção de Clint Eastwood, que gravei em 2016, só para mostrar que o que importa para mim é só o conteúdo... Na parte que gravei a tradução está bem melhor.