Um dia cometi a heresia de fazer uma critica ao "deus político" de uma
antiga militante partidária muito conhecida aqui de Muriaé, e que tinha sido minha amiga por quase 50 anos e, sem dó, me
bloqueou da sua lista de amigos e mostrou-se para mim sem sua máscara de tolerânciaàs divergências, contrariando a principal narrativa em seus discursos políticos de outrora (destaco nesse link o comentário de uma querida ex-aluna)
Tenho 2.488 amigos no Facebook, a maioria ex-alunos, por isso, a não ser por ofensas pessoais (exclui apenas UM) nunca excluo ninguém, muitos são "as matérias-primas" para as personagens que gosto de criar em minha cabeça ("Minhas Criaturas", aqui, no início da barra direita do blog), Alguns tem um abismo de diferenças no pensamento entre nós, tanto para cima, quanto para baixo, com os quais
me divirto em minhas brincadeiras diárias de "cascologia", adivinhar
o que existe por trás das cascas com que se apresentam, com isso, de vez em
quando alguém me descasca sem dó, ajudando-me enxergar minhas inúmeras feiúras, e
até gosto disso, divergência faz parte de mim
Quando isso acontece prefiro o confronto das ideias na discussão civilizada, e não que façam comigo o que Monsueto disse na canção quanto quis que
morassem em sua filosofia: "botei na peneira e você não passou".
PUBLICAÇÕES RELACIONADAS AQUI (outra que me bloqueou), AQUI: A Difícil Arte da Convivência A convivência é a grande oportunidade que temos para exercitar a tolerância e a humildade, e o grande obstáculo ao entendimento é que temos uma tendência natural em escutar somente aquilo que queremos ouvir, quando na maioria das vezes, é exatamente o contrário que precisamos para nos situarmo I
"... DO QUE TER AQUELA VELHA OPINIÃO FORMADA SOBRE TUDO..."
Não vá repetindo tudo que lê, questione todas as
informações que você recebe, principalmente aqui, amanhã posso mudar de opinião
se os seus argumentos forem mais consistentes que os meus.
Poema "Invictus", de William Ernest Henley (clique na imagem)
.
OLHANDO O ESPELHO
"Aprendi o segredo, o segredo, o segredo da vida, vendo as pedras que choram sozinhas no mesmo lugar"
MINHAS CRIATURAS
É dessas gavetas virtuais que vou "REBRINCANDO" com as palavras e passando a limpo as ideias, com a imaginação crio corpos e dou vida a criaturas, e faço com que elas caminhem pelos lugares aqui em Muriaé. Sinto-me um deus!
NÃO SOU ESPÍRITA
Não sou espírita e não tenho religião, mas o Bloguetando está no site espírita de Divaldo Franco em uma pesquisa sobre similaridade, o que me deixou bastante feliz. Embora conheça a doutrina espírita, particularmente as obras básicas, nunca fiz qualquer referência ao espiritismo aqui no blog, por isso gostei tanto das palavras de minha amiga Rocio Rodi, espírita, quando indaguei a ela a razão do blog estar lá: “Parabéns Fernando! Sinal de uma escrita universal, coisas do amor, da paz, dos bons valores que transcendem. Feliz por você! ”
MEUS ANTIGOS DIA-A-DIAS ANTES DAS FÉRIAS PERMANENTES
Permanente foi só a escola da primeira parte do vídeo, Colégio José Garcia de Freitas (Retiro do Muriaé-RJ) e o CCEM - Centro Cenecista Educacional de Muriaé, que não aparece no filme.
A segunda escola foi contrato temporário no Estado do RJ (além de algumas
escolas naquele estado, trabalhei desta forma em quase todas as escolas de
Muriaé), e a última escola foi a minha melhor experiência profissional...
PROJOVEM do Bairro Aeroporto: https://projovemuriae.blogspot.com/
Sou professor de História e blogueiro multimídia, mas antes de tudo um humanista sonhador, com pouco talento e muitas limitações, mas que quer acertar e fazer diferença.
Graduei-me em Filosofia, mas gosto mesmo é de colocar em prática o que aprendi em minha Pós em "Tecnologias em Educação". (PUC-Rio), isto porque acredito que a inclusão digital é um dos melhores caminhos para a inclusão social, contudo, não perdi o gosto pela Filosofia ou deixei de “filosofar”. Tenho uma atração enorme pelas divergências,gosto dos contrários e estou aberto a qualquer discussão, não para impor pontosde vista, mas para aprender e até mudar de opinião se os argumentos forem maisconsistentes que os meus. Sou flexível e aberto a todas as possibilidades (e opiniões), pois a consciência transcendente de viver em um tempo eterno e num espaço infinito me afasta das posturas absolutas e definitivas.Tento me aproximar ao máximo da verdade, porém, me recuso a enxergá-la por uma ótica exclusiva, por isso, sempre faço simulações, e, virtualmente, como se estivesse num simulador de voo, transporto-me nas idéias contrárias às minhas, experimento-as por dentro, provo-lhes o sentido, dou-lhes todas as razões, sinto-as minhas, e só então me sinto apto a criticá-las. Da mesma forma, ataco minhas certezas, colocando-as ao avesso, expondo-lhe todas as fraquezas, procurando-lhes os defeitos, interpretando-as por uma ótima radicalmente contrária à minha, e só então me sinto hábil a defendê-las.
Nenhum comentário:
Postar um comentário