segunda-feira, 9 de dezembro de 2019

EXCLUSÃO


RASCUNHO ONLINE



CLIQUE NOS LINKS
               
          Um dia cometi a heresia de fazer uma critica ao "deus político" de uma antiga militante partidária muito conhecida aqui de Muriaé, e que tinha sido minha amiga por quase 50 anos e, sem dó, me bloqueou da sua lista de amigos e mostrou-se para mim sem sua máscara de tolerância às divergências, contrariando a principal narrativa em seus discursos políticos de outrora (destaco nesse link o comentário de uma querida ex-aluna)        
           Tenho 2.488 amigos no Facebook, a maioria ex-alunos, por isso, a não ser por ofensas pessoais (exclui apenas UM) nunca excluo ninguém, muitos são "as matérias-primas" para as personagens que gosto de criar em minha cabeça ("Minhas Criaturas", aqui, no início da barra direita do blog), 
           Alguns tem um abismo de diferenças no pensamento entre nós, tanto para cima, quanto para baixo, com os quais me divirto em minhas brincadeiras diárias de "cascologia", adivinhar o que existe por trás das cascas com que se apresentam, com isso, de vez em quando alguém me descasca sem dó, ajudando-me enxergar minhas inúmeras feiúras, e até gosto disso, divergência faz parte de mim  
         Quando isso acontece prefiro o confronto das ideias na discussão civilizada, e não  que façam comigo o que Monsueto disse na canção quanto quis que morassem em sua filosofia: "botei na peneira e você não passou".


PUBLICAÇÕES RELACIONADAS
AQUI (outra que me bloqueou),
AQUI: A Difícil Arte da Convivência
A convivência é a grande oportunidade que temos para exercitar a tolerância e a humildade, e o grande obstáculo ao entendimento é que temos uma tendência natural em escutar somente aquilo que queremos ouvir, quando na maioria das vezes, é exatamente o contrário que precisamos para nos situarmo


I







Nenhum comentário: