terça-feira, 16 de dezembro de 2008

SEMEADOR DE ESPERANÇA?


SE QUISER IR DIRETO PARA LER O TEXTO CLIQUE AQUI
           
          Meu filho, em um “depoimento” em meu Orkut, disse: "Papai é a face mais imaterial do meu lar” (coloquei no link abaixo). E fiquei pensando muito no assunto, já que tem hora que acho isso mais defeito que qualidade.
           De certa forma, todos somos muito apegados a valores e cada um ostenta os seus, de acordo com suas carências e necessidades. Essa postagem é um exemplo claro dos valores que insisto em "acumular", já que as atuais politicas de valorização do professor não me permitem mesmo outra opção.
            Minha querida aluna, Vanessa Tostes, uma semeadora de auto-estima, participou de um concurso, cujo tema era: “Exemplo de vida em minha cidade”, onde fui carinhosamente idealizado e supervalorizado, e que sempre releio quando minha autoestima está baixa.
            A Superintendência de Ensino descobriu o texto, contratou uma profissional para gravá-lo e o usou em um curso que tratava do relacionamento professor e aluno.
            Eu participava deste curso e durante os trabalhos, colocaram a fita e, quando identifiquei o texto, tive uma crise de choro incontrolável... beirando ao ridículo... um verdadeiro "micão".
            No final, como consolo, ganhei uma cópia de presente, escutei algumas vezes, e a própria tecnologia encarregou-se de colocá-la no esquecimento.
            Alguns dias atrás vi um anúncio de uma pessoa que fazia conversão de fita cassete para CD e levei a minha. Socializo com vocês este meu tesouro particular.
ABAIXO OS 19 COMENTÁRIOS SOBRE O TEXTO (VÍDEO) DE MINHA ALUNA 

19 comentários:

Unknown disse...

Meus parabéns Fernandão, a sua aluna tem toda razão. É um privilégio conhecer uma pessoa como você!

-Gui

blog de natal disse...

Emocionante, Fernando! Certamente um orgulho mesmo. Obrigada por socializar conosco este momento.

Bjus
Gládis

Maria disse...

Mais uma vez parabéns, Fernando! Muito lindo e gratificante receber uma homenagem assim.
Seu nome,como disse sua aluna Vanessa Tostes, deveria ser "Semeador de Esperança" e este é o nome, ou deveria ser, de cada educador que se preza, que tenta resgatar os valores sociais e morais, que se ama e ama seus alunos, tirando-os muitas vezes lá do fundo do poço e fazendo sua estrela brilhar porque todos nós temos nosso brilho e temos uma história para contar. Aí sim, seremos "Semeadores da Esperança".

Bjs,
Maria do Carmo Procaci Santiago

Ilza Medeiros disse...

Parabéns!!!
Emocionante.... Com certeza você merece, obrigada por socializar, estas lindas palavras... Seus alunos são privilegiados.
que seu caminho seja sempre de muita LUZ.
Um grande abraço
Ilza Medeiros

Vanessa Tostes disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Vanessa Tostes disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Vanessa Tostes disse...

Semeador de Esperança é o texto mais sincero que escrevi. Muito ligado às minha limitações íntimas (posso ter sido egoísta), porém muito verdadeiro em essência.
O que mais me toca é ter tido a oportunidade de conhecer um educador de verdade, um professor capaz de entender que limitações psicológicas afetam o aprendizado. Um professor que sempre tratou seus alunos de forma singular por mais difícil que isso seja.. vai saber como ele faz essa mágica...
Um professor que leciona para formar pessoas, seres humanos aptos a convivência social, aptos a saber pensar, e sobre tudo o grande ensinamento do a prender à aprender. Com Fernando descubri a liberdade, a acreditar em mim, a me sentir humanamente, socialmente merecedora da evolução psicológica, profissional, enfim em todos os âmbitos da minha vida. Fernando ensinou-me que minha pele não tem cor... Ah e me ensinou história do Brasil, do mundo, de uma forma mágica, e que ainda hoje é uma base sólida de meu conhecimento.
Quando eu me formar, quero me espelhar em vc, na sua grandeza de alma, o verdadeiro educador, brasileiro, guerreiro. O eterno poeta, menino, e irmão: Fernando!

16 de Dezembro de 2008

Vanessa Tostes

ZELUIZ disse...

Dá-lhe, Fernandão!
Essas coisas mexem profundamente com a gente. Elas fazem a profissão de professor ser elevada, ser colocada nas alturas. É por causa de professores como você que eu acredito que nem tudo está perdido na Educação.
Grande abraço.

Conceição Rosa disse...

Oi Fernando

Fiquei verdadeiramente comovida... Que bom que a Vanessa conseguiu se expressar assim! Imagino quantos outros não quiseram dizer algo pelo menos parecido. Parabéns aos dois.

Marli Fiorentin disse...

Fernando, querido! Como é gratificante receber o carinho de alguém e especialmente de um aluno! Você merece, porque tem um coração de ouro. Muito bom poder contar com tua amizade. Desejo que logo tudo normalize ali em Muriaé, por causa da enchente. Feliz Natal a toda a sua fam´lia e você. Beijo no coração!

Tati Martins disse...

Fernandão!
Estou emocionada, arrepiada! Linda a mensagem e maravilhosa a homenagem. Parabéns! A força do meu sorriso vem desses pequenos, porém verdadeiros momentos de alegria e generosidade, que provêm de nossos alunos.
Um beijinho!

P.S.: Gostou do musical "A Noviça Rebelde"?

teacher vera disse...

o que dizer depois de ouvir um depoimento assim, heim fernando?!
que dá uma inveja ( no bom sentido!) danada de quem tem você por perto e de quem pode se servir à vontade do seu conhecimento, do seu dia a dia, das suas experiências e , principalmente, da sabedoria que vc adquiriu!
ah......se todos fossem iguais a vc....o Brasil estaria bem melhor hoje!!!!bjs
vera

Suzana Gutierrez disse...

OLá Fernando

Recuperar uma homenagem como esta deve ter sido um dos teus melhores presentes neste Natal. Sei que vais viajar, então... uma boa entrada em 2009 e muita energia e alegria neste novo ano.

abraço

Cybele Meyer disse...

Olá Fernando,

Que presente imenso poder compartilhar deste vídeo e saber que há uma pessoa que sabe "SER". Se cada um de nós, em meio a tantas pessoas que convivemos no decorrer da vida, fizesse a diferença para pelo menos uma pessoa,a humanidade seria muito melhor.
Só tenho a dizer: PARABÉNS!
E que seu exemplo transforme os corações egoístas.
Um Feliz Ano Novo para você e todos os seus.
Com carinho
Cybele Meyer

Beth Vitória disse...

Fernando.. .o texto de sua aluna Vanessa emociona!
Parabéns! E que você continue acreditando numa educação de qualidade:com "olhares serenos e palavras de estímulo"!

Parabéns, Mestre!!! Continue sendo ponte!

Abraços...

Beth Vitória.

Luiz Gonzaga Agra disse...

Olá Amigo ... Chegando de vez em quando por aqui, lia e fazia minhas avaliações a seu respeito. Não tenho mais coisa alguma à avaliar. Sua aluna, Vanessa, que declara com um coração que fala, sua infinda gratidão pela influência benfazeja na vida dela, proporcionou à mim, à todos nós, o prilégio de conhecê-lo. E conhecer é tudo. Ela o conhece. E por ela, também nós o conhecemos. Isso nos basta ! E nossa satisfação não é pouca, nem fraca. Vá em frente... semeando esperança ... LGonzaga/Jlle-SC

Poliana disse...

Meus parabénsFernando,por compartilhar comigo seu blog.Polianadias

Chikita Bakana disse...

Agradeço a Deus, que mesmo de maneira torta, me fez conhecer um poeta, um profeta, um sonhador, um semeador de esperanças...
Conhecer você e sua obra está sendo muito bom para reavivar as minhas esperanças e os meus sonhos.
"A maioria pensa com a sensibilidade, eu sinto com o pensamento. Para o homem vulgar, sentir é viver e pensar é saber viver. Para mim, pensar é viver e sentir não é mais que o alimento de pensar."
Fernando Pessoa (sempre Fernandos)

Obs: Acho que é por isto que eu amo muito, sofro muito e me deprimo tanto...Eusintomuitotudotodotempoagora...
Sou visceral, rodriguiana...não consegui ainda me equilibrar em cima dos muros da sociedade maldosa e cruel.
Obrigada por me fazer voltar a acreditar no ser humano!!!
Abraços,

Rita Barroso

Claudia Alcântara Barbosa disse...

Ô Fernandão...Chorei igual criança...
Quando acabei de ler, não sabia se chorava ou se rezava...Agradecia a Deus por sua vida, seu trabalho, seu carinho com todos e pedia para ser assim, como você. Assim como sua aluna te descreveu e como te vejo também, bem próximo de como Jesus pediu que fôssemos com as pessoas: amigo, humilde, conciliador, esperançoso, verdadeiro, dedicado, construtor, poeta, generoso, humano, alegre...
Rezei, chorei, rezei de novo, pensei em nossa profissão, em nossa responsabilidade, no quanto somos para outros... pensei em você...
Você é exatamente assim como sua aluna descreveu. Não é idealização.
Minha admiração e meu carinho.

Para você tiro o chapéu!