domingo, 31 de outubro de 2010

HALLOWEEN


           Hoje é dia do halloween, conhecido como o “Dia das Bruxas”, festa alienígena a nossa cultura, mas muito comum nos países de língua inglesa, principalmente nos Estados Unidos.
           No Brasil esta comemoração fica restrita quase que, exclusivamente, às escolas, geralmente organizada por professores de inglês como uma forma de vivenciar a cultura norte-americana, este foi o objetivo lá na escola do bairro Aeroporto.
           Existe muita crítica a esta importação cultural, que não se encaixa em nada no rico e diversificado folclore brasileiro. Em São Luiz do Paraitinga (SP), o dia 31 de outubro foi decretado como o dia oficial do Saci Pererê, uma forma de valorizar a nossa cultura e, ao mesmo tempo criticar esta “forçação de barra” atribuída a uma dominação, através da mídia, pelo poderoso imperialismo cultural americano.
           Em vez de boicotar a festa, entramos no clima, aproveitamos e nos divertimos bastante, mas em contrapartida... demos aos nossos alunos todas as informações culturais pertinentes.

Um comentário:

Rocio Rodi disse...

Pois é, Fernando!
Podemos muito bem fazer uso da transposição didática, aproveitar a ocasião que pululam na mídia, nos convites de festas do mundo jovem, atravessadas pelos interesses do mercado, não ignorar ou apresentar discursos bairristas, mas levar todos a um questionamento reconstrutivo.
Esta é um função pedagógica, que aprende a não "tapar o sol com a peneira" mas a formar consciências.
Qual é a essência da data de lá que se enreda ao espírito de outras culturas? O conteúdo se desdobra e se transversaliza.
Muito boa saída de vocês!
Afetuoso Abraço!