segunda-feira, 23 de novembro de 2020

NA CONSCIÊNCIA NEGRA A EXCEÇÃO NÃO É A REGRA

 ALGUMAS PESSOAS SÓ ENXERGAM OS PROBLEMAS PELA PARTE VISÍVEL, A RAMA, E NÃO OLHAM A RAIZ, O LADO DOS PROBLEMAS QUE NÃO APARECEM PARA QUEM SE PRENDE APENAS NAS SUPERFICIALIDADES DAS SOLUÇÕES

RASCUNHO ONLINE

“Um abscesso jamais será curado, enquanto encoberto, mas precisa ser rasgado e exibido em toda a fealdade ao poder curativo natural do ar e da luz.". Martim Luther king

"Cada um vive a realidade e a mentira que lhe convém" Juliana Tonelli


A verdade do Fernandão? "Clique aqui"


NUM FALSO SILOGISMO, AS PREMISSAS FORAM VERDADEIRAS, A CONCLUSÃO É QUE FOI FALSA


         Sempre, no dia da CONSCIÊNCIA negra, me lembro do ator preto americano, Morgan Freeman, dizendo que "o melhor é não falar no assunto", onde indaga ao entrevistador, que é judeu, se existe um dia do branco ou do judeu, mas o vídeo não compara o justo tratamento dado aos judeus após o holocausto e ao tratamento dado ao povo preto após a escravidão  (Vídeo 01).
          Semana passada, com a morte do João Alberto F. Freitas, no Carrefour de Porto Alegre (Vídeo 02), o que mais apareceu foi postagens destacando sua ficha criminal em detrimento da barbaridade que ele e tantos outros brasileiros com sua cor sofrem no dia-a-dia.
          Um dia antes foram as ameaças contra a vereadora negra eleita em Joinville, e se puxar pela memória lembrarão do entregador Matheus Fernandes, 18 anos, no Rio de Janeiro, que foi comprar um relógio no Dia dos Pais, e mesmo tendo a nota fiscal, foi humilhado no shopping por seguranças como se fosse ladrão, e mais uma infinidade de casos parecidos.
         Quem, com um mínimo de CONSCIÊNCIA, e que viu ontem a entrevista com a minha diva, a atriz e cantora Zezé Motta, no programa Conversa com Bial, ficou chocado com as agressões racistas que ela relatou  quando, em 1984,  na novela "Corpo a Corpo", fez par romântico com o saudoso ator Marcos Paulo (Vídeo 04).
         A lista desse tipo de agressão é enorme, e como não despertar a CONSCIÊNCIA sobre esta realidade? Como "não falar nesse assunto?"
      Virilizou nas redes sociais este depoimento desse outro preto, o bem-sucedido artista e empresário Wesleyros, atacando o dia da CONSCIÊNCIA Negra. Falou verdades? Sim, muitas, ou quase todas, mas a conclusão é que foi falsa, seu depoimento me lembra quando eu falei aqui sobre falso silogismo, usar premissas verdadeiras para se chegar a uma conclusão falsa.
        Essas personalidades são o "fogo amigo" da CONSCIÊNCIA, equivocados na maneira de CONSCIENTIZAR, tão equivocados com discurso segregacionista, com uma espécie de racismo às avessas, vão na contramão dos ensinamentos de Mandela e e Luther King Jr.
        A falsa ilusão de republicar opiniões grandiloquentes de quem encontrou uma maneira pessoal isolada de autodefesa (Vídeo 05) para enfrentar e se proteger do comportamento racista enraizado da sociedade... um depoimento verdadeiro e louvável, por isso volto ao link das premissas e conclusões acima, "você pode dizer uma grande mentira só falando verdade", louvo qualquer tipo de superação, mas apenas isso não irá resolver um problema estrutural da nossa sociedade, é preciso lembrar que este depoimento também é uma exceção à regra, e estas falsas cortinas de fumaças como as declarações do vereador preto reeleito de SP, Fernando Holidey (Vídeo 06), ou Sérgio Camargo (Vídeo 07), presidente da Fundação Cultural Palmares, que já disseram que o dia da CONSCIÊNCIA Negra e o movimento negro deveriam ser extintos.
     Quando mais se falar no assunto, mais CONSCIÊNCIAS despertarão para diminuir estatísticas sobre pretos assassinados, diferenças salariais com brancos, porcentagem de pretos na população carcerária, pobreza, e mais um monte de outras desigualdades. Como não despertar a CONSCIÊNCIA para uma realidade que está aí, escancarada para todos nós? EM VEZ DE ACABAR COM O DIA DA CONSCIÊNCIA, O QUE SE DEVE FAZER É ESTENDER A CONSCIENTIZAÇÃO PARA TODOS OS DIAS DO ANO, ATÉ QUE TERMINE ESSA EXCRESCÊNCIA ENTRE NÓS.
      As pessoas insistem em enxergar apenas a parte visível, pela rama, e não em refletir o lado que não aparece, a raiz do problema.




Vídeo 01
               
MORGAN FREMAN 
HÁ UMA DIFERENÇA ENORME ENTRE O TRATAMENTO DO POVO JUDEU E DOS NEGROS PÓS ABOLIÇÃO DA ESCRAVATURA

VÍDEO 02

JOÃO ALBERTO F. FREITAS ESPANCADO ATÉ A MORTE NO CARREFOUR, EM PORTO ALEGRE

VÍDEO 03

MATHEUS FERNANDES, 18 ANOS, NO RIO DE JANEIRO, QUE FOI COMPRAR RELÓGIO PARA SEU PAI NOS DIAS DOS PAIS E FOI HUMILHADO NO SHOPPING

VÍDEO 04

ZEZÉ MOTTA E O RACISMO QUE SOBREU NA NOVELA "CORPO A CORPO" QUANDO FAZIA PAR ROMÂNTICO COM O ATOR MARCOS PAULO

VÍDEO 05
 A FALSA ILUSÃO DE REPUBLICAR OPINIÕES GRANDILOQUENTES DE QUEM ENCONTROU UMA MANEIRA PESSOAL ISOLADA DE AUTODEFESA PARA ENFRENTAR E SE PROTEGER DO COMPORTAMENTO RACISTA ENRAIZADO DA SOCIEDADE

VÍDEO 06

FERNANDO HOLIDAY, " SERÁ QUE ESSE DIA AJUDA MESMO NA CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE O RACISMO?"

VÍDEO 07

SÉRGIO CAMARGO, PRESIDENTE DA FUNDAÇÃO CULTURAL PALMARES
"DATA QUE A ESQUERDA SE APROPRIOU PARA PROPAGAR O VITIMISMO E O RESSENTIMENTO RACIAL"

Nenhum comentário: