sábado, 25 de abril de 2009

ONDE ESTÁ A BELEZA?


“Mas os tigres vem à noite (...) como eles despedaçam sua esperança, transformando seus sonhos em vergonha”.
           Preconceito é tema recorrente, tanto aqui no blog como em minhas aulas de História, mas nunca tinha visto um fato tão emblemático quanto a apresentação da inglesa Susan Boyle, no "Britain´s Got Talent”. Susan foi ridicularizada, tanto pela plateia quanto pelos apresentadores do programa, principalmente quando disse que seu sonho era ser uma cantora profissional como a famosa Elaine Paige.
           Foi vaiada quando disse que tinha 47 anos e as vaias foram ainda maiores quando anunciou que ia cantar "I Dreamed a Dream", do musical "Les Miserables", cuja letra, como se tivesse um propósito pedagógico, parecia retratar sua vida até aquele momento.
           O padrão que nos é imposto pela beleza jovem, sensual, de silhueta perfeita, impede de enxergar o quanto é efêmero e ilusório o ideal do corpo perfeito, e isso fica muito claro na minha idade, e, embora pareça mentira, acreditem... já me achei lindo.
           O tempo se encarrega do desgaste natural, nos ensinando, às duras penas, onde realmente se esconde a beleza.
           Em um “plano de aula” cósmico, Susan Boyle me deu essa lição.


                                                           A MÚSICA LEGENDADA
Clique AQUI para assistir em tela cheia no Youtube

4 comentários:

pedagogica mente blogando disse...

oi,fernando. a susan mexeu com o mundo todo.não apenas porque surpreendeu mas porque teve fé em si mesma!essa fé que, muitas vezes, nós perdemos.essa foi a grande lição. ela acreditou que podia.fantástica susan!quanto à beleza, li uma vez que a gente deve se casar com alguém com quem gosta de conversar, porque quando a beleza e a paixão se forem, você gostará muito de conversar.acho que é mais ou menos por aí.você ainda é um homem bonito. porém mais que tua beleza externa( a natureza é cruel só com as mulheres)tua beleza interna é o que segura você!abç.vera

Marli Fiorentin disse...

Fernando!
Como vai? Tocante essa mensagem. eu montei uma aula usando o video. Olha lá em http://ficrealidade.blogspot.com Abraço, amigo! Saudade!

Nívea Borges disse...

Olá, Fernando!!Infelizmente, as aparências contam muito.Somos,julgados pelo que aparentamos ser e ter.Esse vídeo é um alerta!!Não devemos em hipótese alguma menosprezar ninguém. De repente aquele aluninho, quietinho, feinho, será, no futuro um belo exemplo de superação.
Beijoos

Roseli Venancio Pedroso disse...

Oi Fernando,
Muito boa essa sua postagem. O preconceito está por toda parte e vivo isso diariamente onde trabalho. As pessoas adoram criticar e julgar pela "casca". Vivem num mundo pobre onde somente a aparência é que conta. É dureza toda essa atitude mas, que bom que de vez em quando apareça algo assim para "quebrar as pernas" daqueles que nada enxergam além do que seus embaçados olhos vêem. Esse tema dá uma excelente aula! Ah! Obrigada pela visita e comentário em meu blog.
Bjs