sábado, 14 de fevereiro de 2009

RAZÃO & EMOÇÃO


 RAZÃO E EMOÇÃO
FORÇAS OPOSTAS
EM MEU CORAÇÃO
COM RAZÃO SIGO REGRAS
COM A EMOÇÃO, PAIXÃO 

 COMO PRECISO ESCOLHER
ENTRE RAZÃO E EMOÇÃO
PROCURO JUNTÁ-LAS
EQUILIBRIO É A SOLUÇÃO 

A RAZÃO ESTÁ DISPERSA
NA MÃO DE CADA UM
TODOS A TÊM E NÃO SABEM
COM QUEM ESTÁ A VERDADE.

A EMOÇÃO, AO CONTRÁRIO,
NÃO PÁRA NA PALMA DA MÃO
DESCONHECE LADOS, OU POSIÇÕES
E, SÓ APARECE, SE HOUVER CORAÇÕES

SÓ A EMOÇÃO FALA A TODOS,
SEM PRECONCEITOS OU DISTINÇÕES
E, SE DEIXAR FLUIR,
UNIRÁ SEMPRE
O QUE A RAZÃO DIVIDIR.


Estava apenas procurando uma ilustração que retratasse a analogia que fiz entre esquerda/direita, e “emoção e razão”, e me deparei com esta pintura inspiradora... um encontro de água e rocha, um homem e uma mulher.
             Sem querer, reproduzi um erro comum, associei razão à solidez da rocha e emoção à inconsistência da água, uma ao homem, a outra à mulher, estereótipos, assim como tantos outros, que não correspondem à realidade e limitam, em gêneros, as infinitas possibilidades e potencialidades humanas.



       


a.

13 comentários:

pedagogica mente blogando disse...

háháhá erro comum mesmo esse teu! se todos os homens fossem associados apenas à razão, como justificaríamos um fernando pessoa? um caetano veloso? um chico buarque?????em contrapartida , se todas as mulheres fossem apenas emoção como justificaríamos uma margareth tatcher?uma condoleesa rice?
não meu caro! todos estamos sujeitos às mesmas dores e aos mesmos amores! todos temos a emoção à flor da pele e a razão escondida em algum canto do cérebro! o que eu acredito, sim, é que as proporções , às vezes, sejam desiguais....mas isso daria um tópico e tanto para uma discussão interminável!!!!!
abç vera

https://http//bloguetando.blogspot.com disse...

Querida Vera,
Na postagem concordei com cada palavra sua. Por isso alterei só o título.
Bjs

esteblogminharua disse...

Belo imagem para um belo poema. Franz

Professor Zeluiz disse...

Esse é o Fernando da prosa e do verso.

Marli Fiorentin disse...

Fernando!
Como você diz, são estereótipos. Mas cada um de nós tem sua forma e dose diferente de razão e emoção. Apesar de todos termos os dois lados, eu ainda acho que a mulher é um pouco mais emoção. Eu pelo menos sou.Às vezes, em nome dela eu mando a razão pro espaço.hehehe... Beijo, amigo!

Elis Zampieri disse...

Oi Fernando, também penso que tais caracterizações são estereótipos, falo deles aqui:
http://sobreeducacao.blogspot.com/2008/10/ensaios-sobre-cegueira-refora.html

Abraços, amigo.

pedagogica mente blogando disse...

ai, meu anjo! eu só falei em " erro" porque você mesmo cita essa palavra! eu , apesar de conhecê-lo superficialmente, tenho certeza que também não acha que homem é só razão e mulher só coração!*rsrsrsrsrs
abç vera

Elaine dos Santos disse...

Este sempre foi um dos meus embates mais dolorosos: colegas sempre afirmaram que meninas são queridas, organizadas, atenciosas e meninos são mal-educados, inquietos, desorganizados e, de repente, no universo da sala de aula me deparo com meninos silenciosos, emotivos. Não sei, mas penso que não existe um limite para, aqui, razão, aqui, emoção, as duas estão por demais imbricadas e, somente no cotidiano da sala de aula, a gente vai aprendendo a exercitá-las com o adolescente que não é um adolescente como nós fomos. Eles têm acesso a informações que ainda adultos não possuíamos, o mundo deles talvez possua, inclusive, menos estereótipos que o nosso...quero pensar mais nas suas palavras finais em forma de verso...voltarei aqui!

Suzana Gutierrez disse...

Oi Fernando e amig@s!

Eu trago um outro olhar sobre a razão e a emoção. Penso que não são conceitos opostos e, muito menos, excludentes. Há muita emoção na razão, assim como, há muita razão na emoção.

Ninguém, em momento algum, opta por uma ou outra, pois elas vem juntas temperando sentimentos e ações.

abraço!

Roseli Venancio Pedroso disse...

Fernando,
Fico contente em ver que você, enquanto homem, deixa vir a tona seu lado emotivo. E expõe ele a todos que quiserem ouví-lo. Acho importante trabalhar esses dois lados mantendo-os em equilíbrio. Mas confesso que sou pura emoção mesmo, kkk.
Bjs

pedagogica mente blogando disse...

fernaaaaaaaaaaando, como você monta 3 apresentações do teu xará pessoa e não manda pra mim??????onde estão esses tesouros?????aaaaaaaaaaiiiiiii meu reino pelos vídeos....topas??????heheheheheheme diga onde eles estão e eu coloco um link pra eles no meu blog.
"busca um porto longe, uma nau desconhecida
e esse é todo o sentido da minha vida".....
veras

Dja disse...

Fernando Boa tarde!! nossa to me perdendo aqui rsss, linda essa sua postagem, não resistindo, coloquei la no meu blog, vc me autoriza, se não é so falar ok? bjoss e se cuida.

Unknown disse...

Oi Fernandão e pessoALL!!
Muito legal estas ideias!! Gosto, faz sentido o que Gutierrez escreve. A mim razão e emoção são conceitos inexoravelmente imbricados. Os psicólogos dizem que uma pessoa só Razão ou só Emoção não seria humana...
Aprecio os racionais e aprendo algumas coisas, incluindo o que não desejo... Já os mais emoção me encantam, alegram, sensibilizam, aproximam...
Penso que no dia em que o mundo raciocinar com mais emoção voltada ao bem comum, será muito melhor.
Abraços!! bzzuuss