quinta-feira, 2 de outubro de 2014

DOGMATISMO

RASCUNHO ONLINE


"... o autor do desenho colocou o ateu em destaque, mas associar o ateísmo à verdade também é um forma de intolerância e dogmatismo..."


            Como filósofo por formação, tenho uma tendência a dar mais credibilidade à razão e à ciência, e, por não ter religião comumente sou confundido com ateu, mas se o Fernandão também fizesse parte desse desenho animado, a tarja de “ateu” (atheist ) seria imediatamente rejeitada por mim.
         Como sou igual a todos, também sou único, e difícil de ser rotulado, talvez me coloque, em alguns pontos, próximo ao deísmo, que a religião não deva contradizer a ciência (criacionismo, por exemplo), e também por valorizarem o livre pensamento e as experiências pessoais, fora isso não tenho mais nenhuma semelhança com eles. 
         Existe o conceito que o ateísmo não é a fé no nada, mas a ausência de fé, mas dar as costas para as religiões e associar ateísmo à verdade também é uma forma de intolerância e dogmatismo, logo, colocaria o ateu no mesmo saco... e foi só isso que consegui enxergar no desenho. 
         A mesma coisa observo nessa reta final da campanha política, vendo uma cisão inconciliável entre aquilo que acredito e as posições das pessoas que pensam diferente de mim, se o tema do desenho, em vez de religião fosse política, como o personagem ateu, também estaria dando as costas e caminhando em direção oposta às Dilmas e às Marinas... Dogmatismo político? 

Nenhum comentário: