sexta-feira, 16 de agosto de 2019

VIVER É IMPRECISO


O Blogspot é impiedoso com alterações em textos antigos, tentei colocar o texto primeiro que a poesia, antes estava o contrário, mas por ter feito essa alteração o post sumiu, apesar de continuar registrado nas postagens do blog, mas como a página  estava aberta fiz uma cópia para registrar a data da publicação (2009), e estou republicando agora.


"NAVEGAR É PRECISO, VIVER NÃO É PRECISO"
Por causa da minha poesia, era esta a barra do blog... Minha querida amiga Elis Zampieri (poeta), achava que as cordas ("das amarras ao chão"... ao porto, ao cais) pareciam mais uma forca (e são). Depois de muitas críticas tive que admitir... realmente era de péssimo gosto.


PRECISO (EXATIDÃO) OU PRECISO (NECESSIDADE)?


           Não existe mais, em nosso planeta, regiões geográficas a serem conhecidas como na época das grandes navegações; hoje, os espaços mais importantes ainda por conquistar são internos... pessoais. Por isso, as caravelas dessas novas odisséias somos nós mesmos que, num rumo introspectivo, buscamos transpor o "Cabo Bojador”, que delimita os mares conhecidos, indo em direção ao misterioso "além do homem (Übermensch)", também em busca de riquezas, mas daquelas preciosidades que "as traças não roem e os ladrões não roubam".
           O mar tenebroso, salgado de idéias e sentimentos contraditórios, exige cada vez mais tecnologias e precisão na navegação. Por isso estou sempre atento à construção desta “nova Escola” de Sagres, que revolucione todos os fundamentos náuticos existentes, que nos ensine a transpor o bojador das paixões, do atraso e da ineficiência... que navegue seguro na imprecisão dos corações humanos... que nos ajude encontrar um “novo mundo”, que torne a vida mais significativa... mais feliz!
           Quando os navegadores portugueses partiam para desbravar “mares tenebrosos”, encorajavam-se com o refrão "Navegar é preciso...", da música "Os Argonautas", de Caetano Veloso, também já declamado, exaustivamente, por muitos outros poetas contemporâneos.
           Hoje, o nosso mar interior também continua "tenebroso", deixando os navegadores sem norte diante da "imprecisão" da vida, navegando para o ocidente tentando chegar ao oriente, em direção oposta a seus objetivos, e, como Colombo, invariavelmente...Erram! Passam a vida inteira enganados, pensando ter encontrado suas Índias.
           Outros ainda, exímios navegadores, como o espanhol Pinzón, primeiro europeu a cruzar a linha do equador na região das Américas e, antes de Cabral, de fato, quem descobriu o Brasil, navegam anônimos, apesar de conquistas importantes no dia-a-dia, mas por circunstâncias sociais, políticas, econômicas ou pessoais, simplesmente são ignorados pela História.
           Só consigo entender o refrão da música sob o aspecto de "precisão/exatidão", já que a vida é mesmo incerta... imprecisa, do contrário, se a interpretação for a "necessidade", talvez a superficialidade e o desprezo pela verdade seja a causa de tantos acharem que só "navegar é preciso"... o meio, equivocadamente, transforma-se num fim em si mesmo... viver por viver.

NAVEGAR-ME


VAIDADES OCULTAS

ORIENTANDO VIRTUDES,
MÁSCARAS DE LUZ
CORROMPENDO ATITUDES.

EGOÍSMO PRESENTE,
DESENCADEANDO DOR,
DESTRUINDO NASCENTES
QUE BROTAM AMOR.

ARRAIGADAS VERDADES
IMPEDINDO O SABER,
CONFUNDINDO OS CAMINHOS
DOS QUE QUEREM APRENDER.

VONTADE INCONTIDA
DE SOLTAR O ESPÍRITO,
DAS MENTIRAS QUE INIBEM
O INEVITÁVEL CRESCER.

DAR VELAS AOS SONHOS,
DESCORTINANDO A VISÃO.
DESFAZENDO OS NÓS
DAS AMARRAS AO CHÃO.

SAIR DA DERIVA
DA FALTA DE VENTOS,
DA VIDA PASSIVA
SEM QUESTIONAMENTOS.

BUSCAR OUTROS RUMOS
MAIS CHEIOS DE NORTE,
NAVEGAR OS SENTIDOS
NA CERTEZA DA SORTE.



COLEGAS QUE FIZERAM COMENTÁRIOS NESTE PRIMEIRO ANO DE BLOG Ainda neste clima das grandes navegações, não posso esquecer do meu chará... o Pessoa e ele novamente (o terceiro vídeo) "Viver é Impreciso" foi uma das primeiras postagens do blog - Foi reescrita em comemoração ao primeiro aniversário.

VALEU A PENA?
TUDO VALE A PENA SE A ALMA NÃO É PEQUENA

Nenhum comentário: