quinta-feira, 19 de dezembro de 2019

POR QUE PAULO FREIRE?




RASCUNHO ONLINE

Não deixe de clicar nos links

          PAULO FREIRE é unanimidade, levanto dúvidas, não por questões políticas, mas pelos resultados educacionais sobre seu método na educação em nosso país.

          Para muitos ele  é inquestionável, por isso aplico a "Ceticismo Metodológico" (clique aqui) com o qual tento me aproximar da verdade, mas esses questionamentos são passionais demais para o meu gosto e os contrapontos podem se transformar em agressões verbais que procuro evitar com pessoas queridas com as quais tenho muito mais convergências do que divergências. 
          Chamar o educador de "energúmeno" me deixou envergonhado e embaraçado para emitir opinião, pensam só em política e nada sobre a nossa EDUCAÇÃO, para não ser leviano falei poucas vezes nesse assunto, devido ao meu profundo desconhecimento TEÓRICO sobre seu método, e também porque sei que muitos dos meus pares em educação, que defendem seu método com veemência, também nunca aprofundaram seus conhecimentos sobre o nosso "patrono da educação" , apenas reproduzem opiniões alheias, muitas vezes por questões POLÍTICAS.

           Por não ser um expert no assunto prefiro chegar às respostas com perguntas adequadas ("método socrático"?), as ideias podem até ser boas, e são, mas para *alfabetizar adultos, por isso minhas questões são apenas duas:

1- Usado há tanto tempo por que seu método não produziu resultados positivos, e o Brasil continua com  índices muito piores do que países ainda mais subdesenvolvidos do que nós?
2- Se o seu método é exaltado nos quatro cantos do mundo, o educador ganhou títulos em várias universidades do mundo, por que então só o nosso país o utiliza?


Citar Armindo Moreira não significa concordar com tudo que diz, aqui mesmo no Bloguetando falei nele algumas vezes, clique aqui

Tenho consciência que vivo em um espaço infinito e num tempo eterno, minhas posições não são absolutas, mudo de opinião sempre que os argumentos são mais consistentes que os meus, clique aqui


* Considerações sobre Paulo freire em minha monografia da Pós em "Tecnologias em Educação": 
 “Do latim ensignare, ensinar significa “colocar signos”, “depositar informações”, o que é criticado por Paulo Freire (1970), visto que a aprendizagem, sob essa análise, remete à memorização, como um repositório de dados. Aprender, porém, pode ser analisado num contexto mais amplo, em que há a construção do conhecimento a partir da interação entre pessoas e objetos pelo aprendiz, exigindo aqui uma interpretação e processamento da informação, a partir dos conhecimentos que cada um já traz consigo. “Em lugar de comunicar-se, o educador faz “comunicados” e depósitos que o educando, meras incidências, recebem pacientemente, memorizam e repetem. Eis aí a concepção “bancária” da educação, em que a única margem de ação que se oferece aos educandos e a de receberem os depósitos, guardá-los e arquivá-los.” (FREIRE, 1970, p. 33).
CLIQUE AQUI


Nenhum comentário: