terça-feira, 8 de dezembro de 2020

O DEPUTADO DEVERIA PRESTAR CONTAS DE SUAS AÇÕES A QUEM O ELEGEU

 

RASCUNHO E DIVERSÃO ONLINE



NÃO DEIXE DE CLICAR NOS LINKS

@Maria Helena Oliveira, não sei se por sua determinação, mas não consegui marcá-la ou comunicar-me em seus comentários, o único espaço que existe é para "curtir", mas como compartilhou meu post de 2016, precisei fazer este comentário.

        Bom dia Maria Helena, só gostaria de contextualizar meu post, se você examinar minhas últimas publicações, notará que algumas são sequências de outras.
        Só acredito na democracia e na representatividade dos políticos se o voto for distrital, no caso do post não entrei nem no mérito das 10 medidas contra a corrupção propostas pelo Ministério público, mas unicamente chamando atenção para o dever do deputado prestar contas ao eleitor de suas ações no Congresso Nacional.
        Se um deputado tem voto em todas as regiões do Estado por ações de cabos eleitorais, não terá que prestar contas de suas ações ao eleitor que o elegeu, mas em um distrito eleitoral, por exemplo, Muriaé com cidades da região, o deputado terá que explicar a seus eleitores a razão de ter votado "assim ou assado", isto porque outros candidatos estarão disputando seu lugar naquela região específica.
        Se um deputado de Muriaé dirige verbas de emendas parlamentares para uma cidade, por exemplo, do Vale do Jequitinhonha, o prefeito de lá será seu cabo eleitoral nas próximas eleições e conseguirá para ele centenas ou milhares de votos, só que o eleitor nem se lembrará em quem votou, portando, não poderá cobrar ações como esta que publiquei.
        Quanto mais tempo o parlamentar tiver de legislatura, mais cabos eleitorais terá espalhado por todo o Estado, mais facilidade terá para se reeleger e menos interesse no voto distrital, muito menos em se submeter à vontade popular, a não ser que apareça alguém muito influente tenha a iniciativa de encabeçar uma Petição Pública (marquei em vermelho no link) e consiga milhares de assinaturas como foi feito para a aprovação da Lei da Ficha Limpa, mas já estou com 70 anos, acho que minha esperança está diminuindo com com o passar dos anos.


Nenhum comentário: