quarta-feira, 12 de maio de 2010

LEILA DINIZ

"PROFESSORINHA ENSINANDO A CRIANÇAS, A ADULTOS, AO POVO TODA A ARTE DE SER SEM ESCONDER O SER”
(trecho de uma poesia de Drummond , feita no dia da morte de Leila

Instale o acelerador para carregamento dos vídeos no YouTube

Desde o começo do blog o preconceito tem sido tema recorrente, mas ultimamente tenho preferido imagens do que as palavras, por isso, depois de publicar as imagens de duas datas comemorativas na escola: Dia Internacional da Mulher e Dia das Mães, resolvi legendar o videoclipe "Memória Livre de Leila Diniz", composição de Taiguara e interpretação da cantora Cláudia, para falar desta professora (em todos os sentidos), que lutou contra todas as formas de preconceito, uma mulher que “abria o peito de quem sofria" e mostrava "a flor pra quem não sabia”.

" (...) Ah... eu acho que merecia um post sobre toda a história e discussão em torno da vida dela hein?! Pra fazermos uma boa reflexão acerca dos gêneros na sociedade brasileira contemporânea, qual era (ou ainda é???) o estereótipo sobre o papel social e amoroso da mulher, ou ainda os constructos "instintos maternais", "sexo frágil:", etc e tal... Fica a sugestão!"


Atendendo parcialmente a sugestão da professora Natália Tiso nos comentários, aqui vai um pouco de informações sobre Leila Diniz:
A entrevista que Leila Diniz concedeu ao jornal O Pasquim em 1969, que causou um grande furor no país
Biografia de Leila Diniz na Wikipédia
“Leila Diniz em Várias Versões”
Apenas uma citação: “Virginia Wolf, Camille Claudel, Joana D´arc, Chiquinha Gonzaga, Irmã Dulce, Cora Coralina, Clarice Lispector, Pagu, Leila Diniz, Isadora Duncan, Maria Bonita, Anita Garibaldi, Olga Benário e tantas outas mulheres devem se revirar no túmulo quando vêem mulheres do mundo contemporâneo desistirem da vida (...) delegam o seu "querer" a outros e envelhecem amarguradas e queixosas (...)”. Cabeça de Mulher
Prometo voltar a este tema em outra oportunidade.



6 comentários:

Me chamo Elizabete. Sou conhecida como Beth e decidi fazer este Blog para deixar arquivado aqui as pregações feitas na minha Igreja e editadas por mim. São meditações da Palavra do Senhor para a vida. disse...

Olá Fernando.
Cheguei aqui através de um pedido da Zulnara para votar em seu Blog.
E um pedido dela, é uma ordem!
Voto dado viu?

Parabéns pelo Blog.
Salve Leila Diniz ... grande mulher que marcou nossa história!

Nati Tiso disse...

Não conhecia este vídeo! Lindo.
Ah... eu acho que merecia um post sobre toda a história e discussão em torno da vida dela hein?! =)
Pra fazermos uma boa reflexão acerca dos gêneros na sociedade brasileira contemporânea, qual era (ou ainda é???) o estereótipo sobre o papel social e amoroso da mulher, ou ainda os constructos "instintos maternais", "sexo frágil:", etc e tal...
Fica a sugestão!
Um bj,
Natália

Josete disse...

Ôpa, Fernandão!
Votei no seu blog, inscrevi o meu, e também, enviei uma frase sobre sustentabilidade. Boa sorte e parabéns pelo blog. Abração,
Josete

esteblogminharua disse...

Oi Fernandão. Belo post sobre a Leila. Na época eu lia muito o Pasca, colecionava e cheguei até a publicar alguns cartoons meus lá (por volta de 1995).
Ah! Votei no teu blog, amigo.
Forte abraço,
Franz

cybelemeyer disse...

Olá Fernando,

Belissima contribuição.
Leila Diniz sempre foi referência para mim e unindo-a a criação de Taiguara não poderia ser melhor homenagem às mulheres.
Parabéns!
bjs

Silvia Ferraz disse...

Fernando, amei......