sexta-feira, 4 de março de 2011

SEXAGENÁRIO COM TRINTA E TRÊS ANOS DE CASADO


Clique nos Links para conhecer assuntos relacionados, já publicados aqui no blog, que ajudarão dimensionar as ideias

"A nossa revolução deseja destruir tudo que é velho” "O alicerce fundamental de nossa obra é a juventude” Che Guevara

"Esta vida é uma viagem breve" (Eu) - Veja o vídeo no início desta postagem de 2009

Ainda sobre viagem breve

           Raramente, em seus discursos inflamados, Che Guevara deixava de falar na vocaçao revolucionária dos jovens para transformar a sociedade. Inspirado nesta visão de juventude, estou sempre passando “renew” em minha maneira de enxergar o mundo, principalmente depois que fiquei sex, já que no último dia 28 descobri o peso e a extensão deste montão de sílabas: SE-XA-GE-NÁ-RI-O. E hoje, apenas quatro dias depois, eu e a Maria Inês estamos completando trinta e três anos de casados... tempo demais para uma alma infantil como a minha.
           A impressão que tenho é que estou vivendo um horário de verão cósmico, como se tivessem adiantado o meu relógio biológico, quando na verdade meu tempo deveria ser marciano, onde os dias tem 24 horas 37 minutos e 12 segundos, e a duração do ano corresponde a 1,88 do ano terrestre que, dividindo os meus 60 anos por 1,88, eu teria agora 31,9 anos, um pouco mais da metade de minha idade... A idade do meu filho. Pena que eu não posso adequá-la ao meu “fuso horário” interno.
           Convivendo com jovens o tempo todo, a única hora em que me dou conta da idade é quando me deparo com a expressão máxima da verdade... o inexorável espelho. E já que na postagem anterior estava falando em cacos, cito um provérbio iraniano: "A verdade é um espelho que caiu das mãos de Deus e se quebrou. Cada um recolhe um pedaço e diz que a verdade (sempre a sua) se encontra naquele caco escolhido".
           Ainda na postagem anterior, no final do poema de Pessoa: “(...) Sinto todo o meu corpo deitado na realidade. Sei a verdade e sou feliz”, assim como o poeta, mas de olho no ditado iraniano para não me tornar apenas mais um sectário, acredito ter encontrado o caco certo para enxergar minhas verdades sem distorções, isto vem da consciência de que a vida é breve, contraditoriamente, sinto que sou um espírito eterno, por isso, todos os dias tento destruir o homem velho que existe em mim, e este desejo está muito mais relacionado à minha capacidade em mudar e adaptar do que propriamente à cronologia do tempo.
           Acho os sessenta anos a melhor época para aproveitar a vida em toda a sua plenitude, é a idade da razão e da reflexão, momento em que não podemos mais nos dar o luxo de desperdiçar nosso precioso tempo com inutilidades. É nesta idade que chega, para poucos, a constatação de algumas necessidades indispensáveis ao bem viver: criatividade (quarto parágrafo depois do vídeo), sonhar e fazer planos para o futuro, muito sexo (mesmo que seja com frequência quinquenal), exercícios físicos (vou entrar na academia na próxima "segunda-feira"), bom humor, amor, em suas incontáveis variáveis (com excesso), sobretudo, amor ao próximo e a si mesmo (Amarás teu próximo como a ti mesmo - último parágrafo), tudo isso, na prática diária, será sempre uma fonte inesgotável de inspiração... uma ode à felicidade.



ALL YOU NEED IS LOVE (TUDO O QUE VOCÊ PRECISA É DE AMOR)
Beatles
Composição: John Lennon & Paul McCartney

7 comentários:

Jenny disse...

Parabéns amigo Fernando. Você nunca ficará velho, alma de sonhador não envelhece!!

Andréa Motta - Conversa de Português disse...

Parabéns! Tudo de bom pra você.

Adinalzir disse...

Meus parabéns! Eu também já estou quase chegando lá, e quando chegar, logo estarei com trinta anos de casado. Rsrs, nós estamos na melhor idade, na idade da razão. Temos que nos orgulhar disso e sonhar sempre.
Abraços e um bom carnaval!

Marli Fiorentin disse...

Abraço, querido Fernando, para você e Maria Inês. Vocês são lindos!

Cristina Lima disse...

Parabéns!

Um casamento com a idade de Cristo, que seja um exemplo a seguir, qu você tenha o caráter dEle e siga sempre um bom caminho com a sua família sempre unida.

Bjs
e obrigada pelo carinho lá no meu blog...

Chris

Professor Zeluiz disse...

É isso aí, Fernando! Um pouco de narcisismo (acredito ter encontrado o caco certo para enxergar minhas verdades sem distorções ) não irá matar ninguém, não é mesmo?!
Um forte abraço para você e Inês.

Educ@r disse...

Fernandão, gostei do seu blog e especialmente deste post. Também sou professor de História e também tenho muita história. Parabéns Professor. Conquistar uma mulher por dia não é nada, mas a mesma por 30 anos...