sexta-feira, 15 de agosto de 2014

CONSELHOS MORAIS E INTELECTUAIS DE BERTRAND RUSSEL

RASCUNHO ONLINE


Dependendo do contexto falar de Filosofia pode parecer pedantismo, por isso publiquei este meme hoje, 20/12/2019, porque queria falar sobre "livre pensamento" (seta abaixo) com minha querida amiga, a poli-artista  Márcia Valle, por me identificar com ela, entre tantas coisas, também com seu "Livre pensamento",  



NÃO DEIXE DE CLICAR NOS LINKS

ALGUMAS CITAÇÕES DE BERTRAND RUSSEL QUE ENCONTREI AQUI NO BLOG:
Antes, algumas ideias relacionadas:

"Pinos Quadrados em Buracos Redondos” (Postado por Renato Sigiliano, do gênio Steve Jobs)

Sou Viciado em Pessoas” (Ana Goulart)

          Fiquei tão chocado com a morte de tantas crianças em Gaza, que apesar da simpatia que sinto pelo povo judeu, fiz algumas postagens manifestando minha indignação sobre essa matança que, infelizmente, estou acostumado a ver nos livros do meu conteúdo... História.
           Tentando entender a rivalidade estúpida entre palestinos e judeus, fiquei pensando na possibilidade de eu também ter uma cota de responsabilidade em conflitos como este, lembrei-me de uma frase (coloquei em negrito): "tudo que acontece em nosso planeta, bom ou ruim, é resultado da projeção do nosso insignificante universo pessoal, a irradiação deste microcosmo é que o torna  melhor ou pior". Agora, deparando com o fenômeno da interconectividade que está apenas engatinhando, e já produzindo mobilizações inimagináveis mundo afora, o que era crença transformou-se em fato.
               Pensando nos desdobramentos daquilo que falamos ou escrevemos, comecei refletir sobre as contribuições que tenho dado para piorar nosso planeta, e o primeiro exemplo prático que me veio à cabeça foi agora nesse início de campanha presidencial com a intolerância e irritação que sinto por pessoas que se acham portadoras de soluções inquestionáveis e infalíveis para todos os nossos problemas sociais.
                Grandiloquentemente proclamam propostas inviáveis, que pode até estar dando certo atualmente, mas que não deram certo em lugar algum, como se fossem as únicas capazes de salvar pátria. Por afirmar que não exite despesa sem receita, estão sempre me rotulando de direita, quando livre pensador, na pior das hipóteses, um pensador independente, que percebe a realidade sussurrando em meus ouvidos avisando que vai faltar papel higiênico para a quantidade de merda que diariamente estão sendo produzidas, em contrapartida, numa empatia forçada, sei que a reciproca é absolutamente verdadeira em relação ao que sentem por mim quando manifesto essas opiniões. Pronto, a semente do conflito já  foi semeada na seara da discórdia.
na verdade sou apenas um cético 
            Diferenças intransponíveis como estas quando saem do campo das ideias, mesmo quando  insignificantes, podem se transformar em verdadeiras pragas, alastrando e frutificando desentendimento,  egoísmo e orgulho nas entranhas da menoridade (Quarto parágrafo, coloquei em vermelho as primeiras palavras). Algumas destas sementes já foram lançadas como prenúncio das trevas do porvir... o líder do MST, João Pedro Stédile, já preveniu que vai ter guerra se Aécio ganhar. Como se vê, esse meu maniqueísmo tolo de indução me coloca no mesmo nível desagregador do líder do MST.
         Com gasolina e fósforo se encostando, tive que reexaminar os sábios conselhos de Bertrand Russel:
     
 CONSELHO INTELECTUAL
“Quando você está estudando um assunto ou considerando alguma filosofia, pergunte a si mesmo, QUAIS SÃO OS FATOS?  QUAL É A VERDADE QUE OS FATOS REVELAM?
Nunca se deixe divergir pelo que você gostaria de acreditar ou pelo que você acha que traria benefícios às crenças sociais se fosse acreditado... Olhe somente para os fatos.”

CONSELHO MORAL
“O amor é sábio, o ódio é tolo.
Nesse mundo que está ficando cada vez mais interconectado (a entrevista foi em 1959), nós temos que aprender a tolerar uns aos outros, temos que aprender a aceitar o fato de que algumas pessoas dizem coisas que não gostamos.
Nós só podemos viver juntos dessa forma, se vivemos juntos e não morreremos juntos, nós precisamos aprender a bondade da caridade e da tolerância, o que é absolutamente vital para a continuação da vida em nosso planeta.



Nenhum comentário: