terça-feira, 28 de outubro de 2014

"QUEM SOU EU", NA LATERAL DO BLOGUETANDO



           
       Sou professor aposentado e blogueiro multimídia, mas antes de tudo um humanista sonhador, com pouco talento e muitas limitações, mas que quer acertar e fazer diferença.
       Graduei-me em Filosofia, mas gosto mesmo é de colocar em prática o que aprendi em minha Pós em "Tecnologias em Educação". (PUC-Rio), isto porque acredito que a inclusão digital é um dos melhores caminhos para a inclusão social, contudo, não perdi o gosto pela Filosofia ou deixei de “filosofar”.
       Tenho uma atração enorme pelas divergências, gosto dos contrários e estou aberto a qualquer discussão, não para impor pontos de vista, mas para aprender e até mudar de opinião se os argumentos forem mais consistentes que os meus.
       Sou flexível e aberto a todas as possibilidades, pois a consciência transcendente de viver em um tempo eterno e num espaço infinito me afasta das posturas absolutas e definitivas.
         Tento me aproximar ao máximo da verdade, porém, me recuso a enxergá-la por uma ótica exclusiva, por isso, sempre faço simulações, e, virtualmente, como se estivesse num simulador de voo, transporto-me nas idéias contrárias às minhas, experimento-as por dentro, provo-lhes o sentido, dou-lhes todas as razões, sinto-as minhas, e só então me sinto apto a criticá-las.
          Da mesma forma, ataco minhas certezas, colocando-as ao avesso, expondo-lhe todas as fraquezas, procurando-lhes os defeitos, interpretando-as por uma ótima radicalmente contrária à minha, e só então me sinto hábil a defendê-las.

Nenhum comentário: