domingo, 29 de abril de 2012

"EU TENHO VIDA"




                                                          Não deixem de clicar nos links
            
                A história de Francisco de Assis é emblemática para uma época como a nossa em que as religiões são trampolins para a exaltação do ego e acumulação de bens, dando ênfase, quase que exclusivamente, às bençãos ligadas a saúde do corpo e a prosperidade material. 
            Tudo é uma questão de equilíbrio, gosto, como todo mundo, de ser saudável e de todos os deleites materiais que a vida moderna oferece, mas aprendi com Zenão, (no link, o terceiro dos filósofos que citei), fazer distinção entre o que é sujeito e o que é objeto, que a minha atitude diante dos objetos é muito mais importante do que o próprio objeto, que “ter” (objetos) não impede que desfrute deles se meu foco principal é o "Eu divino, que no meu caso chama-se Fernandão.


                                   Reflexão sobre a letra da canção de Nina Simone

... A LETRA DESTA MÚSICA É UM CONTRASTE COM AS PRÁTICAS RELIGIOSAS E POLÍTICAS ABORDADAS NAS DUAS ÚLTIMAS POSTAGENS, E UMA INCRÍVEL SIMILARIDADE COM A ANTEPENÚLTIMA.

"NÃO TENHO CASA (...) NÃO TENHO DINHEIRO (...) NÃO TENHO EDUCAÇÃO
NÃO TENHO EMPREGO (...) NEM LUGAR PARA FICAR (...) NÃO TENHO NENHUMA TERRA (...)  NÃO TENHO IGREJA  (...) NÃO TENHO MUITO TEMPO DE VIDA
(...) NÃO TENHO DEUS
MAS O QUE É QUE EU TENHO? 
EU TENHO MEUS BRAÇOS (...) "EU TENHO O MEU SORRISO (...) MEU CORAÇÃO (...) EU TENHO MINHA LIBERDADE (...) MINHA ALMA... EU TENHO VIDA"


EXERCÍCIO PARA CASA: RELACIONE A CANÇÃO DE NINA SIMONE COM O ENCONTRO DE SÃO FRANCISCO COM O PAPA (PRIMEIRO VÍDEO)


... E UM OUTRO VÍDEO PARA AJUDAR NA REFLEXÃO SOBRE A LETRA DA MÚSICA 

Postagem relacionada: "Um Exemplo de Político"

CONHEÇA NINA SIMONE

Um comentário:

Anônimo disse...

NÃO TEM CASA? NÃO TEM EDUCAÇÃO? NÃO TEM AMIGOS? NÃO TEM EMPREGO? NÃO TEM FILHOS? NÃO TEM IRMÃOS OU IRMÃS? AH... VOCÊ NÃO TEM TERRA?
(...) NÃO TEM FÉ (...) NÃO TEM IGREJA (...) NÃO TEM DEUS
PÔ FERNANDÃO, MANERA AÍ