terça-feira, 16 de agosto de 2011

MEU EGO NÃO CABE EM MINHAS CALÇAS... MEU "EU" É INFINITAMENTE MAIOR




"EU MORRO TODOS OS DIAS, E É POR ISTO QUE EU VIVO"
Paulo de Tarso

"O VALOR DO HOMEM É DETERMINADO, EM PRIMEIRA LINHA, PELO GRAU E PELO SENTIDO EM QUE SE LIBERTOU DO SEU EGO". Albert Einstein

            Meu filho, que é fisioterapeuta acumpunturista e trabalha com “jovens” da terceira idade, ficou irritadíssimo comigo por causa de um deboche que fiz, algum tempo atrás, em relação a exercícios físicos... foi contundente: “Ridículo pai!”.
            Graças a ele fiz vários exames médicos para me preparar para uma vida mais saudável, afinal, este ano me tornei um sexagenário, e, há algum tempo tenho caminhado regularmente, e intercalando corridas breves a estas caminhadas.
            Com isso comecei a me sentir um “atleta maratonista” e, só por isso, resolvi irritá-lo novamente e preparei um link com a mais pura sacanagem que minha imaginação “gouche” pode criar: http://www.bloguetando.com/brasilia_congresso.htm. Coloquei o link em seu mural no Facebook e ele imediatamente o deletou... deve ter ficado irritadíssimo. (Ele fez um comentário no final dessa postagem)
            Cinco postagens atrás (“Sou Viciado em Pessoas”), reproduzi um diálogo com uma amiga no Facebook onde falei da maneira como enxergo a virtualidade:
Eu: “- O pensamento é virtual, como disse Bertrand Russel, "é grande, livre e rápido: é a luz do mundo e a glória mais alta do ser humano”. Eu sou o que penso, por isso, virtual... o corpo é apenas um pequeno detalhe”
            Minha amiga Ana Goulart disse: "- Você pensou mais fundo. Pensei raso...rsrsrs. No final, o que fica é a essência... “Mas enquanto temos corpo podemos usufruir dele, não?”
Eu novamente: “- Claro que temos que usufruir”... E citei uma frase do filósofo brasileiro Huberto Rohden: “corpo sem espírito é cadáver e espírito sem corpo é fantasma".
            Morri para a vida sedentária e renasci para uma vida saudável (Olha o Paulo de Tarso), pensava só em cuidar do espírito e negligenciava o corpo... não passava de um fantasma!
            Mas a vida é uma troca, com a autoridade de um aluno que fez o dever de casa, pergunto ao meu amado filho: E você... é um cadáver? Está cuidando só do corpo?
            Só uso a palavra "espírito" quando não tem outro jeito, prefiro, “Eu”, maiúsculo para dar um caráter divino (“vós sois deuses” - Salmo 82:6 e João10: 34), isto porque acredito que o reino de Deus está, realmente, dentro de nós (Lucas 17.21)... Nosso ego (corpo, intelecto e emoções), sem conexão com esta nossa essência divina, não passa de um cadáver ambulante. 
            Volto ao diálogo com a Ana Goulart... Não posso negligenciar a terra, a água, adubo e a semente... são extremamente necessários, por isso, como o corpo, não podemos deixar de usufruí-los, mas prefiro ir fundo e pensar na importância da transcendência, cuja essência está adormecida no interior da semente... pronta para eclodir se o revestimento for rompido..
            O ego é um tegumento (episperma), e só quando for dissolvido, o Deus que está em mim aflorará (Deus está em mim; e eu Nele).
            Paulo de Tarso está no meu dia-a-dia...por causa das críticas do meu filho, fui obrigado a fazer algumas correções, de certa forma morri para uma situação anterior e"renasci" melhor.
Mas para que a conversa não fique muito séria... meu humor continua como sempre. Nem "FALO" o que achei que vocês pensaram do título deste post: "Não Cabe em Minhas Calças"... "Falo" que não cabe nas calças? Mentira!

4 comentários:

Fernando Fellipe disse...

Cresci tendo como paradigma os personagens de Cervantes. E por toda infância e adolescência tive Sancho Pança como herói (e na minha vida ele sempre foi sarado). Aprendi que sem ‘las platas’ todos os sonhos eram perdidos porque não tinham raízes na matéria. E eu tive bons motivos pra acreditar nisso como verdade absoluta.
Quando me tornei adulto, e uso como marco minhas escolhas mais difíceis, vi meu herói perdido porque seus pés eram muito fincados no chão, porque a sua verdade ou o que conhecia como verdade era limitada a sua experiência pessoal.
Só então, forçado ( quase por egoísmo e falta de escolha) reparei no cara alto de armadura, que via o mundo por cima, guiado por sonhos.
E como adulto, constatei que havia um motivo para dois heróis tão diferentes cumprirem sua cruzada juntos. Porque não há missão cumprida se não há uma “mente virtual” de mãos dadas com um corpo são.
Aprendi sim a cuidar do material primeiro ( e vamos combinar que cuido mal pra cacete, levo bronca todo dia), mas em contrapartida, tive um mestre e tanto que me ensinou a ter “alma de passarinho num corpo de elefante”
Entonces, papai, cuidando mal ou bem de ambos, eu faço minha parte pra tornar as palavras de Rohden minha verdade (“corpo sem espírito é cadáver e espírito sem corpo é fantasma"). E devolvo a pergunta: Você faz REALMENTE a sua parte, queridão???
PS: Não deletei seu post, terei o maior orgulho se algum amigo meu por ventura ler o seu blog. Te amo. Feliz Dia dos Pais de novo.

Anônimo disse...

Três artigos atrás eu fiz uma pergunta e você não me respondeu.
Agora fiquei confusa...
Jaqueline Coutard de Lima

Roseli Venancio Pedroso disse...

Oi Fernando!
É verdade. Ando bem afastada e não tenho trocado ideia com mais ninguém do grupo Blog Educativo do qual participamos. Acontece que tantas coisas acontecerem nesse período que não dá mais pra dar conta de tudo. Uma loucura! Me meti a fazer outra pós em Criação Literária. Terminei ela agora em julho. E ela me absorveu de uma forma que não estava tendo tempo nem mesmo pra blogar. Outras cozitas aconteceram também mas fazem parte da nossa vida. Gostei demais de receber sua visita em meu blog. E adorei ver que continua com esse senso de humor inabalável que muitas pessoas não compreendem. Continue assim.
Abração!

FERNANDÃO disse...

“Não há, concretamente, espírito e matéria, mas existe só matéria tornando-se espírito” TEILHARD DE CHARDIN

"(...)Todos os sonhos eram perdidos porque não tinham raízes na matéria. E eu tive bons motivos pra acreditar nisso como verdade absoluta". Fernando Fellipe (no comentário acima)

Querido Fellipe, realmente todos os senhos tem origem na matéria:

http://twittanto.blogspot.com/2011/08/o-pensamento-de-teilhard-de-chardin.html