quinta-feira, 12 de julho de 2012

RECORTES SOBRE POLÍTICA AQUI NO BLOGUETANDO – PARTE 01

(CLIQUE AQUI) =>O SENADOR DEMÓSTENES TORRES E UMA REFLEXÃO PELO AVESSO

NO ÚLTIMO PARÁGRAFO FALEI DO SIGNIFICADO
 DE UM EX-ALUNO TER ROUBADO UM TÊNIS... SÓ
 LEGENDEI O QUE ESTÁ RELACIONADO
CLIQUE NO TÍTULO PARA VER A POSTAGEM TODA
     A cruz é a consequência dos nossos erros e uma necessidade para a redenção humana, e não é difícil imaginar a via crúcis de dor e vergonha que este Senador vai (pelo menos deveria) carregar daqui para frente, purgatório que será agravado pela vingança de seus ex-perseguidos.
     É muito fácil ser virtuoso e íntegro enquanto professor, afinal, um golpe rentável na escola seria o quê? Desviar merenda escolar? (Nas escolas, não em prefeituras) Vender livro da biblioteca? São poucas as possibilidades materiais de embolsar alguma coisa usando a palavra ou o cargo público nesta área.

(CLIQUE AQUI) =>POLÍTICA PARTIDÁRIA” (18/02/2010)
“(...) Tenho plena consciência de como funciona o teatro da política partidária municipal, onde a maioria dos líderes não passam de manipuladores, e através de seus cabos eleitorais vão distribuindo migalhas entre seus militantes partidários, na forma de cargos e favores, que, em troca, os aplaudem, incondicionalmente, como se fossem meras claques de auditório, caso contrário, independente de competência, não poderão desfrutar das benécias do poder. 
           Este é o grande problema das nossas bases políticas... tudo é feito de cima para baixo, não existe autonomia para que lideranças locais promovam junto à comunidade as discussões necessárias para estabelecer prioridades, planejar e reivindicar, muito menos mobilizar para pressionar ou convencer autoridades daquilo que realmente seja do interesse comum (...)”. 

Atualização em 15/07/2012
   Na eleição passada, o Válber, já era presidente da Associação de Moradores do Bairro Aeroporto e não foi candidato, agora me deixou surpreso, tb não se candidatou a vereador. 
   Aumentou minha admiração, não que não reconheça a relevância do cargo, mas pela quantidade de pessoas despreparadas pleiteando esta "boquinha".
  Política municipal só faz sentido para mim AQUI ("Voto Distrital", postagem abaixo), quando puder decidir e influir, realmente, daqui do meu domicilio eleitoral, sobre os grandes problemas nacionais, todo o resto não passa de ignorância política, interesses pessoais ligados a pouco amor ao próximo (raríssimas exceções), vaidades, "egos esperneantes", ou ao óbvio... dinheiro, emprego, etc.
"Tudo como dantes no quartel de Abrantes". 
E as reclamações, depois das eleições municipais, também continuarão como antes...
...e uma banana bem grossa para todos estes "torcedores da política", que não sabem diferenciar as paixões desta época com aquilo que, fundamentalmente, precisa ser mudado em nosso país.

(CLIQUE AQUI) =>VOTO DISTRITAL - 30/12/2010
 "Se votei em um Deputado ou Senador, quero saber como foi sua atuação, e nem a propaganda política no horário eleitoral ou argumentos de cabos eleitorais movidos por interesses próprios fornecerão as informações que necessito para avaliar o desempenho de quem está me representando. 
           Isto só será possível, através de um debate democrático entre candidatos que estejam pleiteando a mesma função pública no meu distrito eleitoral, assim poderei avaliar, cristalinamente, sem nenhuma sombra de dúvida, se o candidato que está à altura do cargo que ocupa e do meu decisivo e consciente voto (...). 


(CLIQUE AQUI) =>CONJUNCTIO OPPOSITORUM” (29/03/2011)
       “(...) Em todos os aspectos, a contradição sempre foi o melhor caminho para me aproximar do razoável, por isso, esta união entre Lula e José Alencar clareou meu pensamento a respeito da complicada engenharia de se construir pontes de entendimento ligando posições aparentemente antagônicas. 
           O  “conjunctio oppositorum” (união de opostos) entre estes dois ex lideres sindicais, um que representou os trabalhadores, no sindicato dos Metalúrgicos de São Bernardo do Campo, e o outro, os patrões, no sindicato das Indústrias de Fiação e Tecelagem de Minas Gerais, “concretizou os pilares” daquilo que é impossível na cabeça daqueles que se deixam intoxicar pela intolerância de ideologias ultrapassadas (...)”.

"Penso. Logo existo". Gosto muito do pensamento de Descartes (na barra superior do blog), mas tratando-se de política, prefiro, Dubito, ergo cogito, ergo sum: "Eu duvido, logo penso, logo existo", ou Nietzsche: "Existo, logo penso".

(CLIQUE AQUI) =>ASSÉDIO IDEOLÓGICO” (28/01/2009)
 “(...) É ingenuidade pensar que algum sistema possa ser perfeitamente bom ou fatalmente ruim, por isso, independente de socialismo ou liberalismo, só acredito em política ou ideologias, quaisquer que sejam, se quem as estiver praticando for movido unicamente por “elevados sentimentos de amor”, e esta posição vale tanto para quem se coloca à “esquerda” ou à “direita” do razoável, por isso estou sempre procurando me livrar de "verdades" que em vez de somar, só dividem” (...)”

(CLIQUE AQUI) =>CRIATIVIDADE SE APRENDE NA ESCOLA” (03/04/2009)
   (...) O mundo atravessa uma profunda crise moral e a principal causa é o medo que as pessoas tem de olhar para dentro de si mesmas, e, exatamente por esta superficialidade, cuja principal característica é a negação em se pensar com autonomia, que as levam a deixar que alguém pense por elas, dispensando toda forma de autenticidade, tornado-se presa fácil para os manipuladores, particularmente aqueles que infestam a política e a religião (...) A mediocridade faz com que passem o tempo todo citando e repetindo clichês (se você conversa com um, sabe exatamente o que todos pensam), sufocando em si qualquer pensamento ou atitude original e criativa. Por sentir mais orgulho de seus líderes do que de si mesmas, não fazem outra coisa a não ser imitar e repetir (...)".

(CLIQUE AQUI) =>UM EXEMPLO DE POLÍTICO” (03/08/2009)
“ (...)  Mohandas Karamchand Gandhi deixou para a humanidade a certeza de que nada é impossível quando se luta por uma causa justa, que “o desejo sincero e profundo do coração é sempre realizado”, e seu legado influenciou homens que provocaram grandes transformações e melhoraram a vida de milhares de pessoas como, por exemplo, Martim Luther King e Nelson Mandela, cujas ações, declaradamente, foram inspiradas por ele (...)”.





(CLIQUE AQUI) =>E O PROFESSOR AMARELOU” (24/09/2009)
“(...) Somos carentes de boas ideias... de renovação, e as idéias são medidas pelas reações que provocam... se não tem valor, são ignoradas e passam despercebidas. Se provocam reações, então precisam ser reestudadas, esmiuçadas e debatidas exaustivamente, de preferência por uma quantidade maior de pessoas, por isso quis publicá-las aqui no blog (...)”.

(CLIQUE AQUI) =>O LULISMO NO PODER” (14/10/2010)
 “(...) Em meu "autorretrato"aqui no blog (Quem Sou Eu), mostro os caminhos do pensamento que percorro para afastar-me da alienação provocada pelas idéias preconcebidas ou dogmáticas que possam me impossibilitar de questionar ou duvidar de qualquer assunto, quer seja sobre cultura, religião, política ou alguma outra maneira de ver o mundo, por isso, a dica da jornalista Norma Nascimento é a melhor vacina para prevenir contra qualquer tipo de sectarismo, além de ser um eficiente antídoto para a dismorfofobia daqueles que negam-se a olhar no espelho (...)”.

Nenhum comentário: