segunda-feira, 13 de outubro de 2008

LAPTOP, AR CONDICIONADO, MERENDA ESCOLAR E SALÁRIO DE PROFESSOR



Existe relação entre os laptops, aparelhos de ar condicionado, merenda escolar e os nossos salários?

           Por estar ligado à área de “tecnologias em educação”, fiquei muito feliz quando os professores de 5ª série do Ensino Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio receberam computador portátil, parte do primeiro lote de 31 mil unidades adquiridas pelo governo do Estado do Rio.
           Esta entrega de laptops pode ser considerada uma revolução, pois irá inscrever os professores e as escolas estaduais nas modernas tecnologias de ensino.
           E não é só o laptop, o governo está instalando internet em banda larga, via satélite, sem limite de uso e custo em todas as suas Unidades de Ensino.
           Em meio a toda esta maravilha, na mesma data em que recebi o meu laptop, que custou aos cofres públicos R$ 1.903,00 - um mil, novecentos e três reais (Veja o link no final), recebi um e-mail do “Submarino” oferecendo um laptop com as mesmas configurações e ainda com 1GB de memória a mais por apenas R$1.699,00.
           Até eu, que não sou comerciante, sei que, ao contrário de se adquirir apenas uma unidade, a margem de negociação para 31 mil unidades é muito maior.
           Isto posto, quero falar de mais duas novidades: o governo além de já ter anunciado que irá equipar todas as salas de aula com ar condicionado (19 mil salas), também irá terceirizar a merenda escolar e, para isso, os recursos no orçamento de 2009 subiram 83%. Serão R$ 225 milhões no próximo ano, contra 123 milhões previstos em 2008.
           Muito provavelmente, como no episódio dos laptops, também irei receber do “Submarino” uma oferta de ar condicionado com preço abaixo do que o negociado pelo governo; mas, retrocesso mesmo é esta questão da centralização na compra da merenda estadual, afinal, onze anos atrás, elogiei o governo do mineiro Eduardo Azeredo por uma medida exatamente oposta a esta.
           É impressionante a falta de prioridade. Medidas retrógradas como essas da merenda e a aquisição de aparelhos de ar condicionado chegam a dar um frio na espinha, afinal o Estado do Rio de Janeiro paga um dos piores salários da rede pública; o nosso salário-base está abaixo do salário mínimo, agora será definitivamente e literalmente “congelado.
E-mails de professores à época da postagem:
COMPRA DE LAPTOPS: AQUI E AQUI




5 comentários:

ZELUIZ disse...

É isso aí, Fernandão. Entretanto, acho que em relação ao ar condicionado em cada sala de aula das nossas escolas estaduais traz embutido uma grande vantagem para escolas como a minha (o CIA, que você conhece!). É que assim, nós estamos acreditando que finalmente o governo irá construir as salas, pois como estão não podem receber aparelhos de ar condicionado.

Jenny Horta disse...

É amigo! As traquinagens dos governos continuam!!! Na esfera municipal, aqui em Niterói, quando a educação pública começa a melhorar, o povo dá retorno ao Império...Vamos ver como ficará o trabalho nas escolas. A maior parte dos eleitores de Niterói é burguesia e está preocupada apenas com trânsito, camelôs etc...ninguém liga pra escola municipal funcionando e produzindo e para professor sendo valorizado!!

esteblogminharua disse...

É, companheiro, é flórida! Mas se isso melhorasse MESMO a educacao eu ainda aplaudiria, mas sei que com ou sem laptop, tudo continuaraá como dantes, no quartel de Abrantes. Gostei do blog e de seu conteudo. Parabéns
Franz

Leonor Cordeiro disse...

Oi Fernando !
Também tenho andado ausente do nosso grupo pois meu computador ficou "doente".
Estou promovendo uma blogagem coletiva para homenagear Cecília Meireles, ficaria feliz com a sua participação.
Grande abraço!

Beth Vitória disse...

Fernando...visitando a página do orkut da minha querida ex aluna Drielly encontrei o endereço do seu blog e estou gostando muito dos seus textos.Gostaria que você conhecesse o que mantenho com a ajuda do meu marido e onde entre outras coisas publico os textos dos meus alunos do C.E. 10 de Maio e alguns projetos em andamento no colégio!
Vou colocar o link do seu blog lá,ok?
Abraços.
Elizabeth Vitória

http://outrarevista.blogspot.com/