quarta-feira, 26 de dezembro de 2012

A CORRUPÇÃO POLTÍCA COMEÇA NO MUNICÍPIO




                                           


          Vi a entrevista do nosso prefeito eleito na TV Globo de Juiz de fora (http://www.guiamuriae.com.br/noticias/cidade/prefeito-eleito-de-muriae-aloysio-aquino-e-entrevistado-pelo-mgtve para respaldar minha opinião e ilustrar este artigo, procurei no Facebook, na minha linha do tempo, a postagem em que manifestei meu apoio a ele, mas não encontrei. Será que com isso estou reivindicando reciprocidade ou pleiteando algum cargo na prefeitura? 
                                Quem sabe engrossando coro com  militantes partidários? Estes sim merecem uma reflexão à parte e, por conta disso, destaquei a visão que tenho de alguns... Existe uma minoria, formada por cabos eleitorais com interesses específicos e que se "profissionalizam" como tal, outros, que se consideram “esclarecidos”, muitas vezes ao defenderem suas ideologias cometem equívocos imperdoáveis, como aconteceu recentemente no caso do mensalão, em que pessoas bem intencionadas se transformaram em massa de manobra de lideranças acreditando que fossem inocentes aqueles bandidos travestidos de idealistas, a ponto de propor uma petição pública para anular as decisões do Supremo. Mas o problema maior são aqueles que formam o grupo mais numeroso, formado por militantes que agem como se tivessem escolhido um time de futebol, torcem apaixonadamente, brigam como nas torcidas organizadas, orgulham-se do “seu” time enquanto o país vai para a terceira divisão na liga do IDH.
          Posso garantir que NÃO estou à procura de benefícios... Apoiei  o prefeito eleito porque usei os mesmos critérios de avaliação que estamos acostumados, MELHORIAS MATERIAIS À POPULAÇÃO, que deixam de ser apenas materiais quando investidos, por exemplo, em educação ou assistência social, e nestes termos a atual administração foi, inquestionavelmente, a melhor que Muriaé já teve, e, em função disso, todo mundo sabe que o nosso candidato eleito, Aloísio Aquino, faz parte desta conjuntura em que o atual prefeito, José Braz, seu filho, deputado Estadual Bráulio Braz, e seu neto, o Deputado Federal Renzo Braz, contribuíram, decisivamente, para sua eleição.
           A inteção é provocar nossos políticos locais, saber se o prefeito e os deputados que foram beneficiados com nossos votos, os estaduais Bráulio Braz e Wilson Batista, e os Federais Renzo Braz e Lael Varela (clique no link), debateriam suas ideias e propostas, àvéspera das eleições, e se submeteriam à avaliação popular local, possibilitando ao eleitor direcionar seu voto para quem realmente fosse o melhor, e sabemos que o mesmo não acontece em outras regiões, onde políticos constroem castelos, mandam transportar "sobras de campanha" na cueca, ou ocupam cargos importes no governo, mas agem por interesses pessoais ou de partidos.
          Daí a razão desta postagem, será que os políticos muriaeenses abriam mão da avalanche de votos que  recebem em municípios distantes? Aceitariam de bom grado que Muriaé pudesse eleger apenas dois deputados, um estadual e um federal?  DUVIDO! Por isso a única saída é uma petição pública, como aconteceu com a lei da ficha limpa, que por sua vez nunca teria sido aprovada por iniciativa dos próprios congressistas. 
            Em 2010 já tinha feito postagem aqui no blogvoltei novamente ao assunto nas últimas eleições falai muito sobre a importância de uma reforma política com voto distrital: "A reforma política é a mãe de todas as outras reformas", e nenhuma outra deveria ao menos ser discutida se os políticos não tivessem a quem prestar conta de seus atos e avaliados por quem, de fato, é o dono de seu mandato... o povo
          Não acredito em personalidades, os seres humanos são passíveis de erro, e o mesmo não podemos deixar acontecer com as instituições democráticas, por isso devem ser controladas e avaliadas permanentemente pelo povo. 

Ainda sobre política local... clique aqui

Assine a petição aqui:  


Um comentário:

Creusa Féres disse...

Fernando , Guilherme sempre dizia que a aplicação do voto distrital necessita antes de tudo de uma reforma na lei eleitoral e que este nova e moderna de se eleger os nossos verdadeiros representantes.Segundo ele é um processo que demanda muito recurso, isto ele falava a mais de 26 anos.Tenho que o voto distrital pode diminuir a corrupção então meu voto é SIM.