sexta-feira, 22 de fevereiro de 2013

"LITERALMENTE", PLANTANDO SEMENTES DE VIDA

"Literalmente" não, né? literalmente seria se ele tivesse mesmo essas sementinhas e saísse por ai plantando vidinhas na terra. O certo seria figurativamente, não?" Um anônimo(a) nos comentários.

Humildemente coloquei “aspas”, mas mantenho o título da postagem, apesar das  "sementinhas" e "vidinhas" ter soado como deboche.
Veja como entendo esta visão no final da página com a minha poesia "VOCAÇÃO", e depois clicando em "comentários"





CLIQUE NA FOTO E CONHEÇA AS ATIVIDADES DESTE EDUCADOR, E AGORA MÉDICO, NOS PROJETOS
SOCIAIS DA ESCOLA

         Postagem dedicada ao meu amigo, professor de Matemática, Watson Bizarro
, que soube como ninguém "cultivar corações" na escola, e que, como dois e dois são quatro, terá o mesmo sucesso em seus novos canteiros hospitalares.
         Certeza de todos os amigos que acompanharam sua determinação de educador nesta trajetória rumo aos  sonhos... sonhar é para qualquer um, já realizar os sonhos... Clique no link


VOCAÇÃO (Fernandão)


Latifúndio improdutivo, de difícil acesso, 
marimbondos e espinhos na conquista do chão.
Doloridas estacas, arame farpado,
Certezas divididas em glebas passionais.
Abundantes canteiros que nutrem o destino,
cultivando descrenças em sobras totais.
Transgrido espaços em distâncias mentais;
arranco do peito limites banais.
A dor do sulcar no arar das entranhas,
me leva a pensar no mudar da semente.
Semente de vida, germinando razões,
forçando-me a querer cultivar corações

(http://bloguetando.blogspot.com.br/2009/11/vocacao.html)

Atividades que destacaram o Watson na escola... e que o Fernandão sempre registra os melhores momentos. Clique AQUI

5 comentários:

Anônimo disse...

"Literalmente" não, né?
literalmente seria se ele tivesse mesmo essas sementinhas e saísse por ai plantando vidinhas na terra.
O certo seria figurativamente, não?

Fernandão disse...

Realmente você esta certíssima (o)... encontrará muitas transgressões como esta por aqui.
A língua estabelece demarcações como se fossem doloridas estacas, arames farpados, marimbondos e os espinhos da poesia... Fronteiras intransponíveis para quem só consegue enxergar a “forma’.
Sempre arranco do peito estes limites banais e transgrido os espaços gramaticais quando me deparo com o incomum, e as palavras sempre serão insuficientes para pessoas como o Dr. Watson que seguirá, LITERALMENTE, semeando “sementes de vida” em FIGURADOS canteiros hospitalares.
As palavras são meros meios, instrumentos que uso para enrolar os pacóvios observadores.
Mantenho o título da postagem.

Fernandão disse...

PODERIA SER MAIS UMA POSTAGEM NO BLOG
Pensei em aproveitar a matéria-prima e publicar outro texto, mas deixarei como está só para engrandecer ainda mais a figura ímpar do Dr. Bizarro, que conseguiu ser cabeleireiro, professor de matemática, médico, mas, sobretudo... amigo.
... Me fez lembrar uma professora de Português que conheci e que adorava falar da vida alheia... quando encontrava reações às suas farpas verbais se defendia citando os erros gramaticais de suas vítimas de fofoca.
Infelizmente é comum encontrar pessoas assim na escola, e tenho um exemplo concreto desta situação lá no Premen... Cheguei a fazer uma poesia na hora do recreio para rebater as agressões verbais de uma professora de matemática que insistia para que eu dissesse o que não vi, queria que testemunhasse contra a diretora na Superintendência de Ensino... leu a poesia e disse: “você não usa colocar ponto e vírgula?”
Para não ficar parecendo que foi apenas uma “historinha”, ou penas mais uma inspiração poética, a professora de Ciências da história era a diretora da escola, a Sandra Amaral.
(http://bloguetando.blogspot.com.br/2008/11/uma-reflexo-sobre-fofoca-baixaria.html)
Mas tem muito mais, recentemente, em um grupo de blogs educativos, onde só tinha professores, aconteceu uma crítica virulenta contra mim... é só ver um vídeozinho do lado direito do meu blog com o título “FERNANDO AGE COM CINISMO”.
Tem várias, mas citarei só mais uma: ‘ASSÉDIO IDEOLÓGICO - DOUTRINANDO NA SALA DE AULA”
http://bloguetando.blogspot.com.br/2009/01/neutralidade-ou-impessoalidade.html

Fernandão disse...

Disse que ia citar só mais uma, mas não resisto: http://bloguetando.blogspot.com.br/2009/09/educacao-de-qualidade-continuando-o.html

Dadace disse...

Essas palavras, literal, literalmente ,pode ter o sentido de claro, evidente( V. Dicionário Michaelis da Língua Portuguesa) . "Ele seguirá evidentemente cultivando sementes de vida em figurados canteiros hospitalares."
Parabéns ao Watson pela concretização de seu sonho. E com que força e persistência!Parabéns à Michelle e filhos pela compreensão e apoio. Fiquei satisfeita com a notícia, uma vez que admiro muito todos vocês.Abraço