sexta-feira, 19 de março de 2021

CUIDADO COM OS DOUTRINADORES "IMPARCIAIS"


RASCUNHO E DIVERSÃO ONLINE 



     Ontem trocando ideia com meu amigo Janilton da Silva, ele me apresentou um link de uma pessoa que fala de História e, mesmo sem ser professor diz o que os professores de História “não ensinam a verdade e omitem as vantagens da ditadura militar”, realça a importância de se olhar os dois lados de uma questão para se formar um juízo, que as abordagens dele são sempre imparciais, e dá um exemplo para reforçar seu argumento: “cheguei até mesmo a postar um vídeo sobre o Partido dos trabalhadores em um momento que o país vivenciava o impeachment de Dilma Roussef, então não tem como falar que eu não sou uma pessoa parcial”.
     Mas começou o vídeo falando sobre vantagens da Ditadura militar, considerando “historinhas” quando se fala em falta de liberdade de expressão, perseguição aos opositores, que resultou em episódios de morte e tortura, “que fazem parecer que o Brasil viveu em completa escuridão e desgraça”, aí acendeu uma luzinha vermelha sobre sua aparente imparcialidade.
      Fui ver os outros vídeos e sua página no Facebook, não deu outra, intervenção militar é tema recorrente, tem até retrato dele com roupas militares, quando se refere a ditadura elas sempre são as de esquerda: Venezuela, Cuba e Coreia do Norte.
      É regra que todos nós, professores, defendemos uma educação de qualidade, argumentamos que só o conhecimento liberta, mas sempre esquecemos de prevenir que o conhecimento também é um poderoso instrumento para influenciar e dominar.
      Estou sempre citando Paulo em I Tess 5:21: “Examina tudo (os prós e os contras) e fique com o que for bom”, e se for escolher entre a parcialidade e o seu oposto, também sempre ficarei com a segunda opção, mas se falo, por exemplo, de religião ou política, sempre direciono meus argumentos na direção de minhas crenças, no meu caso, "agnóstico, teísta e, contraditoriamente, cristão" ("o caminho" é a difícil prática dos ensinamentos de Jesus) e, apesar de não acreditar mais em lateralidades, antigamente era (ou seria) de centro direita, hoje não, sempre ultrapasso essa tênue linha que separa o centro, logo, neutralidade e imparcialidade não passa de uma abstração, acredito sim, na impessoalidade, quando o olhar é para os dois lados de uma mesma questão... Para mim é claro como água, esse youtuber é um doutrinador, partidário bolsonarista.
      Tem um post aqui que já causou até polêmica, como se eu estivesse defendendo “escola sem partido”, aliás o post é de 2009, 12 anos antes dessa onda anticivilizatória bolsonarista, e lá tem um trecho em que eu disse:
“Nos anos que antecederam minha aposentadoria, sempre que as circunstâncias do meu conteúdo evidenciavam minha posição política, afirmava que o meu posicionamento e todas as ênfases eram pessoais, que os alunos deveriam procurar meu amigo Maykon Leite, professor de Geografia e "sangue novo" na escola, para comparar meu posicionamento com o dele, que embora suas preocupações sociais fossem parecidas com as minhas, sua posição política era radicalmente opostas”. Em tempo: hoje não acho mais que minhas posições são assim tão diferentes da do Maykon

Nenhum comentário: