sexta-feira, 16 de maio de 2014

ALIENAÇÃO PRECOCE

RASCUNHO ONLINE
Não deixe de clicar nos links e assistir o vídeo, mas faça isso só depois de ler o texto



"... acreditam mesmo que o Sancho Pança de hoje  ainda é o mesmo Quixote que enfrentou, ontem, o dragão das "300 picaretas"

        Vi no Facebook desabafo de um amigo que tem o pensamento político distinto do meu, e que talvez estivesse até se referindo a mim ou a alguém que pensa como eu: *"a cada dia mais decepção, pessoas que eu respeitava intelectualmente compartilhando tanta asneira, críticas ingênuas, pra não dizer burras (ou a soma das duas) principalmente sobre a copa do mundo e os rumos da política. Lamentável!”.
         Não importa a linha política do que estou compartilhando, se "Revista Forum", “Pragmatismo Político” ou “TV Revolta”. Faço por crítica e não por militância partidária, e tenho discernimento para saber o que cada uma dessas páginas representam em termos de mentiras, meias verdades, e até mesmo em "verdades verdadeiras", ainda assim, a carapuça não deixou de entrar em minha cabeça por causa do rigor da autocrítica, e só esta possibilidade já me fez fazer esta reflexão.
             E não tenho paixão partidária mesmo, já fui considerado petista no governo Fernando Henrique, e sei que qualquer um, quer seja Aécio, Dilma ou Eduardo Campos, vão continuar reféns dos congressistas se não for mudado, na raiz, o nosso principal problema, que é de representatividade. 
         Em outubro de 2008, na primeira postagem do meu blog, “Sobre as eleições”, defendi a democracia direta, mas com o resultado dos sucessivos plebiscitos e o caos que se instalou na Venezuela, mudei de opinião. Partido algum, por exemplo, vai querer levantar a bandeira da diminuição de impostos para alavancar a competitividade das industrias nacionais, e com isso o aumento das exportações, da renda, e, principalmente, do emprego. É muito mais fácil criar benefícios e subsídios  do que conscientizar de onde sairão os recursos para mantê-los... isto não dá votos.
         Por aqui o bolsa família já virou uma unanimidade, os tucanos estão vivendo a mesma contradição que o PT na década de 1990, quando precisou admitir que o Plano Real era bom para o Brasil.
         O governo prefere o possível "controle social da imprensa", criar mais impostos, defende os currais eleitorais eletrônicos, com pastores negociando os votos de suas ovelhas, o aparelhamento do Estado (Vide exemplos dos correios), verbas de estatais financiando, indiretamente, a base aliada do governo (Petrobrás), e as inquestionáveis ações dos mensaleiros no Congresso nacional, transformam em temeridade uma "democracia direta" no Brasil.
         Com todos os riscos que o voto distrital possa trazer, ainda acho que é única forma de controle sobre os nossos desclassificados e interesseiros políticos, e é só nisso que acredito, sem este controle, situação ou oposição não conseguem mudar nada, muito menos governar, no verdadeiro sentido da palavra. 
         Claro que critico o governo, compartilho muita coisa na tentativa "libertar os tolos das correntes que veneram", mas sou humano, há alguns dias compartilhei uma manchete em que o presidente Lula, entrevistado em Portugal, disse que não tinha ligação com as pessoas condenadas no mensalão... Compartilhei e coloquei o título: "Traíra", mas quando fui ver a entrevista percebi que aquela indução era coisa da "TV Revolta". Excluí na hora, mas o erro já estava feito.
          Acredito, sem a menor sombra de dúvida, que a alternância no poder são os pulmões da democracia, e, apesar de pouco provável, qualquer que seja o partido de oposição que vença as eleições, o grande beneficiado será o país, assim, quem sabe, os crédulos da militância, para mim os verdadeiros imbecis, comecem a entender o que Descartes quis dizer com "Penso, logo existo", mas tratando-se de política vale a pena acrescentar mais uma palavra: "Dubito, ergo cogito, ergo sum" (Eu duvido, logo penso, logo existo). 
Talvez eu e muitos de meus ex-alunos também sejam como os intelectuais que julgo alienados, "massa de manobra", e tudo mais que antigamente a esquerda impingia apenas às massas populares, mas não dá para me enganar com o descalabro que acontece no país. Faço minhas as palavras do Víctor e do Zé Ramalho: pessoas que eu respeitava intelectualmente, ou fazem parte dessa engrenagem (e a "engrenagem" é imensa), ou acreditam mesmo que o Sancho Pança de hoje  ainda é o mesmo Quixote que enfrentou, ontem, o dragão das "300 picaretas", ou, quem sabe ainda, seja apenas uma questão de ferrugem, não percebem que a ideologia que defendem já está, precocemente, lhes comendo por dentro.
          Independente de até onde nossa visão possa alcançar, estamos todos juntos, cada um segue defendendo seu mundinho paralelo, enquanto isso a burrice (sempre a dos outros) faz aniversário... Vida de gado para todos nós!

*
Trocando em miúdos: para o imbecil será sempre um idiota quem pensar diferente dele.
* Tinha citado o autor da frase no início da postagem, na ocasião não pensei que ele pudesse pensar que era dirigida, só agora, dois anos depois, percebi que tinha feito uma provocação e não tinha me dado conta... as palavras cortam como navalha, a única coisa que posso fazer agora, depois de todo esse tempo, é pedir perdão.

CONTINUO ACHANDO NOSSA POLÍTICA UM PORRE (clique no link adicionado em 06/08/2016)

Nenhum comentário: