sábado, 19 de junho de 2021

O COMUNISMO... DE IDEIAS


RASCUNHO E DIVERSÃO ONLINE




         Quando faço uma crítica simultânea, a Lula ou a Bolsonaro, como fiz no último post, as pessoas não entendem, mas antes de desaprovar pontualmente, um ou outro, tenho um método, que está explícito na postagem que deixo fixada no primeiro post do meu Facebook e aqui no "QUEM SOU EU", no lado direito do blog:
"virtualmente, como se estivesse num simulador de voo, transporto-me nas ideias contrárias às minhas, experimento-as por dentro, provo-lhes o sentido, dou-lhes todas as razões, sinto-as minhas, e só então me sinto apto a criticá-las".
         Mas me previno para fazer essas incursões, coloco cinto de segurança e álcool gel no cérebro para não me contaminar com os argumentos de quem está intoxicado por convicções que até pouco tempo não eram as deles, posições que vieram de fora, assim posso experimentar as ideias de cada um adotou por dentro, provar-lhes o sentido, dar-lhes todas as razões, senti-las-minhas, e só então criticá-las ou elogiá-las.
          Tenho aprendido muito sobre convencimento, tanto com Bolsonaro, quanto com Donald Trump por eles terem conseguido "rasgar o tecido da realidade" e criar uma “legião” de seguidores sem darem importância aos fatos.
       Assisto boquiaberto pessoas inteligentes segui-lo como ovelhas, por isso essa "técnica de convencimento" precisa ser mais pesquisada, esmiuçada e debatida, as ideias são medidas pelas reações que provocam, se não tem valor, são ignoradas e passam despercebidas, mas se elegem um homem racista, sexista, anticivilizatório e desrespeitoso à presidência da República, essa forma de fazer polícia precisa ser analisada, esmiuçada e debatida exaustivamente, de preferência por uma quantidade maior de pessoas, por isso estou sempre fazendo as críticas que faço.
           Aliás, se não colocar uma máscara protetora e cinto de segurança no cérebro, eu também acabo me intoxicando, são tantos ataques e afirmações sem fundamentos, que não dá tempo de analisar uma por uma, e é esse consumo de ideias sem ter tempo de digerir, a pessoa compartilha uma informação se analisar e em seguida aparece outras trinta, uma lavagem cerebral sem controle que as pessoas param para pensar por elas mesmas como se estivessem drogadas.
            O que me preocupa não são as ideias divergentes, já aderi ao longo da vida um monte delas, meu medo é a possibilidade de não poder mais manifestá-las ou confrontá-las, e ainda ser preso e torturado se fizer isso, não poder escolher o a notícia que me interessa, meu medo é uma sociedade uniformizada, homogênea dirigida por pessoas com o mesmo nível de argumentos desses que assistimos aqui, que atacam a vacina em plena pandemia, defendem medicamentos que não tem eficácia, que defendem AI-5, intervenção militar, tortura, censura, etc., que não aceitam as pessoas como elas são, diferentes umas das outras, com posições políticas distintas.. tenho muito medo de ter que fechar meu facebook e meu blog e não poder mais me manifestar, pior, oficializarão a mediocridade e assumirão o que mais atacam: O COMUNISMO DAS IDEIAS. 

Nenhum comentário: