Esta semana uma amiga, militante petista, declarou que “precisou que Bolsonaro fosse eleito para que as pessoas que antes eram contra Lula reconhecessem o seu verdadeiro valor”, daí lembrei da declaração do youtuber Felipe Neto: “Dói admitir o erro, mas estava errado sobre o Lula, difícil encontrar alguém que era mais anti-Lula do que eu”
Analisando o que disse a petista sobre reconhecer o valor de Lula e o “cristão-novo”, que tinha de berço “ódio antipetista”, fiquei pensando que nunca cheguei a odiar Lula, mas continuo sendo um crítico de suas políticas econômicas.
Não
sei precisar até onde eu também possa ter sido influenciado pelo advento das novas
tecnologias da informação, que tem interferido nas questões políticas, culturais,
sociais e econômicas, mas, ainda assim, sempre tento separar o joio do trigo, e apesar das criticas ao "Lulapetismo", soupragmático e livre pensador, independente da lateralidade (esquerda/direita) de quem realizou ou propôs uma ideia que possa melhorar a vida das pessoas.
Já fiz o “mea-culpa” por ter anulado o meu votonas últimas eleições, antes já tinha cometido outros "pecados", votei no marginal Aécio Neves, meu consolo é que gente muito boa como Marina Silva também cometeu o mesmo engano, e mea-culpa por mea-culpa, até Gilberto Carvalho, por vezes chamado de o novo Golbery ou de "o novo Chalaça de Lula, também já fez a dele.
Não consegui passar uma borracha nas obras realizadas por empreiteiras no sítio de Atibaia, Controle Social da Imprensa e muito menos o Mensalão e o Petrolão, toda a corrupção e os equívocos dos governos petistas, mas não nego que o país está dividido entre o antes e o depois de Lula por causa de suas políticas inclusivas.
Mesmo sendo leigo em economia, sei que é verdadeiro o que Lula está pregando para sua campanha do ano que vem, e que colocou em prática no primeiro mandato, que é trazer os “invisíveis” para o consumo, e que essa política criou um círculo virtuoso na economia, todos consumindo a sociedade melhorou, comércio, serviços, indústria e a arrecadação de impostos.
Nunca neguei os aspectos positivos de Lula, o problema é que a economia não se sustenta baseada apenas no consumo, e quando ele tinha todas as condições para fazer as reformas que o país necessitava, e continua precisando até hoje para atrair investimentos para a produção, preferiu ficar apenas com o culto ao ego através da sua popularidade nas alturas, e quando a conta do consumo chegou, com a população endividada, deu no que deu, tendo que chamar o Liberal Joaquim Levy e os contingenciamentos que ninguém esqueceu quando estava no comando da economia no governo Dilma, mas já era tarde, e o seu inevitável impeachment veio por falta de sustentação política, e foi tudo isso, quer queiram, quer não, que nos levou a este trágico governo Bolsonaro.
Só lembrando que Lulanão foi absolvido, realmente houve suspeição em julgamento, e todos os seus processos voltaram à estaca zero, e que provavelmente prescreverão, mas ainda assim, na ausência de uma candidatura viável fora dessas verdades que aí estão estabelecidas, entre Lula e Bolsonaro, não tenho a menor dúvida em quem votarei
"QUANDO FALAREM MAL DE VOCÊ NÃO FIQUE CHATEADO, POIS VOCÊ É MUITO PIOR DO QUE ELES PENSAM"
... NÃO VOU POR AÍ!
Cântico Negro - José Régio (clique na imagem)
REFLEXÕES
PARA MIM
UM
DOS TEXTOS MAIS SIGNIFICATIVOS
QUE O MEU TECLADO JÁ
PRODUZIU (CLIQUE NO LINK)
NÃO SOU ESPÍRITA
Não sou espírita e não tenho religião, mas o Bloguetando está no site espírita de Divaldo Franco em uma pesquisa sobre similaridade, o que me deixou bastante feliz. Embora conheça a doutrina espírita, particularmente as obras básicas de Alan Kardec, nunca fiz qualquer referência ao espiritismo aqui no blog, por isso gostei tanto das palavras de minha amiga Rocio Rodi, espírita, quando indaguei a ela a razão do blog estar lá: “Parabéns Fernando! Sinal de uma escrita universal, coisas do amor, da paz, dos bons valores que transcendem. Feliz por você! ”
Tenho uma atração enorme pelas ideias divergentes, gosto dos contrários e estou aberto a qualquer discussão, não para impor pontos de vista, mas para aprender e até mudar de opinião se os argumentos forem mais consistentes que os meus.
Sou professor aposentado e blogueiro multimídia, mas antes de tudo um humanista sonhador, com pouco talento e muitas limitações, mas que quer acertar e fazer diferença.
Graduei-me em Filosofia, mas gosto mesmo é de colocar em prática
o que aprendi em minha Pós em "Tecnologias em Educação". (PUC-Rio), isto
porque acredito que a inclusão digital é um dos melhores caminhos para a
inclusão social, contudo, não perdi o gosto pela Filosofia ou deixei de “filosofar”. Tenho uma atração enorme pelas divergências, gosto dos contrários
e estou aberto a qualquer discussão, não para impor pontos de vista, mas
para aprender e até mudar de opinião se os argumentos forem mais consistentes
que os meus. Sou flexível e aberto a todas as possibilidades, pois a consciência
transcendente de viver em um tempo eterno e num espaço infinito me afasta
das posturas absolutas e definitivas. Tento me aproximar ao máximo da verdade,
porém, me recuso a enxergá-la por uma ótica exclusiva, por isso, sempre faço
simulações, e, virtualmente, como se estivesse num simulador de voo, transporto-me
nas idéias contrárias às minhas, experimento-as por dentro, provo-lhes o
sentido, dou-lhes todas as razões, sinto-as minhas, e só então me sinto apto
a criticá-las.
Da mesma forma, ataco minhas certezas, colocando-as ao avesso,
expondo-lhe todas as fraquezas, procurando-lhes os defeitos, interpretando-as
por uma ótima radicalmente contrária à minha, e só então me sinto hábil a
defendê-las.
MÉTODO CARTESIANO
O analfabeto funcional tem incapacidade de compreender textos e operações matemáticas simples e de organizar as próprias ideias para se expressar. Já o desinformado funcional tem o pensamento coletivo, pensa exatamente da mesma forma que outros desinformados
EMPATIA
Transporte-se numa ideia contrária à sua, experimente-a por dentro, prova-lhe o sentido, dê-lhe todas as razões, sinta-a sua, e só então se sinta apto a criticá-la.
UPGRADE NAS IDEIAS E NOS PENSAMENTOS
Já fiz upgrade sobre algumas besteiras que escrevi, mas pode ser
que ainda não tenha as atualizado em algumas postagens antigas.
Muitas apaguei, depois transferi para outro
site,
mas não faço mais isso
porque foram degraus de superação,
só eu sei minhas dificuldades para
escrever e compreender as coisas. Além disso textos são
como filhos. Ou devo apagar tudo?
.
Poema "Invictus", de William Ernest Henley (clique na imagem)
.
OLHANDO O ESPELHO
"Aprendi o segredo, o segredo, o segredo da vida, vendo as pedras que choram sozinhas no mesmo lugar"
MINHAS CRIATURAS
É dessas gavetas virtuais que vou "REBRINCANDO" com as palavras e passando a limpo as ideias, com a imaginação crio corpos e dou vida a criaturas, e faço com que elas caminhem pelos lugares aqui em Muriaé. Sinto-me um deus!
Nenhum comentário:
Postar um comentário