domingo, 6 de março de 2022

PLEBISCITO, TRAJETÓRIA DE UMA IDEIA

           RASCUNHO DOS MEUS PALPITES LEIGOS E DIVERSÃO ONLINE
 

 


          Já critiquei Ciro Gomes, e citá-lo não significa que já o tenha escolhido como o meu candidato mas é preciso que na próxima campanha presidencial se debata IDEIAS E PROPOSTAS, e ele levantou a bola dos PLEBISCITOS, e este é um assunto, entre muitos outros, que gostaria que fosse abordado e discutido,
         A primeira publicação do meu blog, em 11 de outubro de 2008, foi o post “Plebiscitos e Referendos”, falei da sua necessidade de se criar este mecanismo para quebrar os vícios e a degradação dos políticos brasileiros, e para nos tirar da passividade pensei em substituí-la pela interatividade para fazer a vontade da maioria prevalecer sobre as conveniências políticas que conhecemos tão bem.
         Em 04 de novembro de 2014 o presidente da Venezuela, Hugo Chaves abusou dos plebiscitos, transformando seu país no que é hoje abrindo meus olhos, e, com o farol do "Iluminismo", voltei a sinalizar e importância, a grandeza e a atemporalidade dos "três poderes" de Montesquieu, e fiz um adendo na postagem substituindo plebiscito pela informação que se iniciava com as redes sociais, claro, ainda não existia a palavra “fake news”.
         Desde então fiz algumas dezenas de posts defendendo o VOTO DISTRITAL como a única forma para moralizar a nossa política que resumi a ideia no post "Governe Você".
Em 2010, quando a presidente Dilma foi eleita, mesmo não tendo votado nela, minha malfadada crença em seu passado revolucionário e a fé que na capacidade administrativa feminina falou mais alto e fiz o post “
Voto Distrital, Uma questão Revolucionária”, AQUI também, quando, em 2012 falei dos deputados de Muriaé.
        Agora, mesmo com o bom papo de Ciro Gomes que citei no primeiro link, retomo minha antiga ideia de voltar a consultar a população nas "grandes questões" que os políticos não conseguem resolver, como a REFORMA POLÍTICA, "mãe de todas as reformas". Político algum deveria mudar a nossa Constituição se não tivesse o aval da população, e a única solução para acabar de vez com os vícios dos nossos Congressistas é propor que entrem em contato direto com o povo e, à revelia dos interesses de grupos mudar nosso emporcalhado sistema político. 
 Qual a razão desta postagem? Alguém acredita que que algum político do Centrão irá defender e contribuir para aprovar uma lei estabelecendo o VOTO DISTRITAL? Alguém acredita que a maioria esmagadora dos atuais deputados querem se submeter vontade da população?
                

    



Nenhum comentário: