terça-feira, 10 de maio de 2022

PEPE MUJICA E A GUERRA NA UCRÂNIA

 

           RASCUNHO DOS MEUS PALPITES LEIGOS E DIVERSÃO ONLINE
 

"... Os místicos também profetizando em tudo o fim do mundo, em tudo o início dos tempos do além, em cada consciência, em todos os confins, da nova guerra ouvem-se os clarins, guerra diferente das tradicionais..." Lunik 9 - Gilberto Gil


         Em sua vídeocoluna, Mujica diz que Europa repete erros do passado: "Rússia fez coisas que não deveria ter feito. Mas a Europa tem responsabilidade gigantesca na guerra"
          Em 1919 o vencedores da Primeira Guerra Mundial impuseram à Alemanha o Tratado de Versalhes, começou ali a gestação de Hitler e da Segunda Guerra Mundial. Será que indefinidamente continuaremos a ignorar os ensinamentos da História?
          Gosto de me considerar um liberal etimológico, pós capitalista, de centro, idealista prático (contradição?), agnóstico, minha diretriz ideológica se resume em um único pensamento de Paulo: Examino tudo e retenho o que for bom (I Tess 5:21), e a minha bandeira não é vermelha ou verde amarela, é incolor, que segundo a física, a luz incolor é a síntese de todas as cores, e tenho o livre pensamento como expressão máxima da minha militância política.
         Sou fã de José Pepe Mujica, mas há diferenças abissais entre ele e seu amigo brasileiro Luís Inácio Lula da Silva, e o vídeo de abertura que traduz toda a admiração que sinto por ele.
         

Nenhum comentário: