sexta-feira, 29 de janeiro de 2021

VERDADES VERDADEIRAS

RASCUNHO E DIVERSÃO ONLINE 

“A VERDADEIRA VERDADE É SEMPRE INVEROSSÍMIL” Fiódor Dostoiévski

"A verdade e a mentira são construções que decorrem da vida no rebanho e da linguagem que lhe corresponde. O homem do rebanho chama de verdade aquilo que o conserva no rebanho e chama de mentira aquilo que o ameaça ou exclui do rebanho (...) Portanto, em primeiro lugar, a verdade é a verdade do rebanho" Friedrich Nietzsche


Arte: Guilherme Kramer

     Sou agnóstico, mas as pessoas ultimamente citam tantos capítulos e versículos da Bíblia que também já estou usando a mesma técnica de comunicação para contrapor o volume de “verdades verdadeiras” que vejo por aqui.
Não se trata de criar um novo rebanho desgarrado ou dar novas interpretações bíblicas, mas foi a maneira que encontrei para brincar com as ideias e demonstrar que somos muito mais que imaginamos, ao contrário como gostam de sugerir os nossos líderes religiosos e políticos que, em nome da humildade e da obediência, querem nos transformar em ovelhas, ainda que digam como uma amiga, que "a palavra "gado" (ovelha) está desgastada", mas o objetivo dessa gente, sempre será “correr a sacolinha”, e nunca “amar o próximo como a si mesmos”.
     Indaguei-me se será mesmo possível algum dia evoluirmos para atingir aquele ideal de perfeição e harmonia onde todos “formarão um só rebanho”, e a única certeza que tenho é que isso jamais acontecerá através de facciosismos, e sim, através da descoberta íntima da descoberta do “Deus em mim” (Lucas 17.21), do autoconhecimento, por isso estou sempre aberto às opiniões individuais criativas que me mostrem a "verdade verdadeira" que, "conhecendo-a, “ela nos libertará”.
Por enquanto foi seguindo a máxima de Paulo em Tess 5:21: “Examina tudo e retenha o que for bom”

Nenhum comentário: