sexta-feira, 3 de dezembro de 2021

OS ATEUS E OS RELIGIOSOS COM SUAS CRENÇAS E, AO LARGO, NÓS, OS AGNÓSTICOS

           RASCUNHO DOS MEUS PALPITES LEIGOS E DIVERSÃO ONLINE

Na ilustração, a bela pintura feita pelo meu amigo Walério Torres, baseado nas fotos que eu e a Inês tiramos no Zoológico de Luján, na Argentina, e a inevitável gozação que meu filho fez associando a pintura com aquela gravura difundida sob a forma de santinhos pela igreja "Testemunhas de Jeová" sobre o paraíso na terra.
Clique para ampliar 

        O ateu "crê" que a vida termina com a morte, exatamente da mesma forma como os religiosos creem na vida eterna, quer seja como céu e inferno, paraíso na terra, um local reservado para o gozo ou a pena dos espíritos desencarnados, etc.
        Fiz esta analogia porque tenho um "amigo" ateu aqui no Facebook que escreve muito bem, com um imenso conteúdo diário, com textos enormes (os meus são pintos, comparados aos dele) uma "bíblia" às avessas sobre sua certeza de que tudo termina com a morte, faltando apenas compilar sua "crença" em capítulos e versículos ou com suratas e versos sobre a produção de seu ego esperneante.
          Participei duas vezes em suas publicações, a primeira, em um grupo de Filosofia que frequentamos, por causa de uma ideia análoga sobre interferência da religião na política, e a outra quando me chamou de idiota por eu o ter interpelado em uma de suas publicações, que no Brasil seria criminosa, quando ele disse, de uma só vez, na mesma postagem, que era favorável à eugenia, era homofóbico, misógino, racista, xenófobo, e mais um monte de besteiras anticivilizatórias, típicas da extrema direita mundo afora.
         É só ler o último parágrafo do link que citei acima (ideia análoga) para constatar que há uma estreita ligação com suas afirmações racistas com minha publicação, poderia ser até uma provocação.
          Um outro amigo, militante social em Angola, preto, Lucas YK, perguntou se ele odiava negros, e a resposta foi: "se um negro odeia branco, então esse negro também é racista", decepcionado com a postura de quem eu admirava até então, não pude deixar de participar daquele inominável atraso humanista, e indaguei: "se você se declara racista e diz isso, então você também odeia negro"? Ou se expressou mal?
           Ele respondeu demonstrando mais racismo ainda, "não odeio negros, mas não me relaciono socialmente com negros, não tenho amigos negros, e que nunca me casaria com uma negra", acrescentando, "assim como não discuto com brancos idiotas e sem informação, fiz-me entender?” Logo depois apagou a postagem.
         Termino meu post com três links falando do que mais está faltando em nosso planeta: EMPATIA, e, sobretudo, TOLERÂNCIA: AQUI, AQUI e AQUI.



Nenhum comentário: